PUBLICIDADE


 

 



Apesar do inverno só começar em 21 de junho, as baixas temperaturas já podem ser sentidas em todo o Brasil. Na Região Serrana do Rio, o clima tem sido bem próximo do que é encontrado durante a temporada de frio, todos os anos. Para quem vive do cultivo de plantas e hortaliças, os cuidados neste período devem ser intensificados, já que a época é considerada uma das mais desafiadoras, para a agricultura.

 
Segundo a Engenheira Agrônoma, Carolina Rodrigues, as temperaturas baixas afetam o metabolismo das plantas, prejudicando o crescimento e a produção das lavouras. O inverno também é a estação mais propícia para a poda. É importante retirar folhas secas e respeitar o tronco da planta na poda. Uma dica é realizar o corte com tesoura apropriada e cerca de 10 cm acima de cada nó da planta.

 
“Este período é o mais difícil para o agricultor. Os dias são muito frios e com isso, é preciso ter cuidado com todo o manejo daquelas espécies e também escolher as que se adequem melhor durante todo o ano. Por isso, fica o alerta para que além da questão climática, outros fatores sejam considerados, como a incidência da chuva, luminosidade, a finalidade da produção, as características da área de plantio e a fertilidade do solo, de extrema relevância também. Com a escassez de chuvas, comum a este período do ano, é preciso dar maior atenção à irrigação do solo, já que ele tende a ficar ressecado. A irrigação é essencial pois mantém o solo úmido, com a planta se mantendo produtiva e dando os resultados finais esperados por quem as cultiva”, afirma Carolina.

 
No entanto, o clima frio beneficia o florescimento de espécies como beterraba, alface, repolho, rúcula, rabanete, agrião e a invicta couve, que resiste até -10 graus. A atenção às necessidades vitais das plantas, também pode garantir que bons resultados possam chegar em árvores frutíferas, flores e tantas outras.

 
“Muitas pessoas acabam se esquecendo da importância que tem esse ciclo de manutenção das plantas. O inverno é a estação em que o adubo deve ser reforçado na terra. E em muitos casos, conseguimos mostrar que com pouco custo e direcionamento correto, é possível fazer com que suas plantas e hortaliças, se mantenham saudáveis em meio a temporada de frio, sem grandes prejuízos”, explica o empresário Douglas Bani, responsável pela lrrigar e Agrishop, Soluções Agrícolas.

 
Uma das possibilidades que pode ser usada pelos agricultores é a adubação verde, técnica agrícola que consiste no plantio de determinadas plantas, como gramíneas e leguminosas, que contribuem para o aumento do teor de matéria orgânica e a melhoria da fertilidade do solo, influenciando positivamente nas condições físicas, químicas e biológicas. O objetivo é recuperar solos degradados, e conservar os que já são altamente produtivos, trazendo ganhos para os produtores rurais.


Os especialistas também aconselham que as áreas de cultivo sejam regiões onde haja a incidência de sol, que é um grande aliado neste processo. Antes de escolher o que plantar neste período, é preciso entender sobre os principais cuidados. Dar fertilizantes à terra onde foi feita a plantação, desenvolver composteiras e adubos orgânicos, pode deixar as plantas mais resistentes para o inverno.


“Cada caso deve ser avaliado de forma específica. A metragem da área de plantio, quais são as espécies que estão nesse local, em que localidade ele fica e até qual a necessidade de colheita daquela plantação. É possível desenvolver um trabalho com resultados efetivos e em pouco tempo, com o direcionamento correto dos profissionais, os produtos adequados e a manutenção, que deve ser feita sempre, seguindo as orientações corretas. Hoje temos produtos variados que podem atender em cada situação específica e garantir que mesmo numa estação mais difícil, o resultado das plantações seja também surpreendente”, pontua Douglas.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE