PUBLICIDADE


 

 

Obelisco Petrópolis


A tradicional celebração do Dia do Colono Alemão em torno do Obelisco, na Rua do Imperador, Centro, vai ser retomada pela Prefeitura de Petrópolis e o Clube 29 de Junho. Diante do monumento, erguido em 1957 para homenagear os imigrantes procedentes da Alemanha, a chegada dos primeiros colonos a Petrópolis será lembrada no feriado municipal desta quarta-feira (29), passada a fase crítica da pandemia de Covid-19, que restringiu a comemoração em 2020 e 2021.

 

O primeiro grupo de alemães subiu a serra petropolitana em 29 de junho de 1845. “Estamos celebrando, novamente no Obelisco, uma contribuição histórica que começou há 177 anos. Esse é um legado que permanece vivo, por força das marcas sociais, econômicas e culturais que se tornaram indissociáveis da construção de nossa cidade e da formação do nosso povo, influências alemãs simbolizadas pelo nosso mais conhecido monumento”, afirma o prefeito Rubens Bomtempo.

 

Ao pé do Obelisco, o prefeito vai abrir as comemorações às 9 horas, ao lado da presidente do Clube 29 de Junho, Juliana Hannickel. A celebração, para a qual é esperada uma representação diplomática da Alemanha, terá deposição de coroa de flores ao som da banda do 32º Batalhão de Infantaria Motorizada e homenagem a dois descendentes dos alemães chegados a Petrópolis no século XIX – Oscar Paulo Gross Braun, de 86 anos, e Pedro Rodolpho Emmel, 87 anos.

 

As homenagens do Dia do Colono Alemão prosseguem na Praça Princesa Isabel, em frente à Catedral de São Pedro de Alcântara, às 10 horas, com deposição de flores no monumento a Júlio Frederico Koeler, o major prussiano a quem o imperador Pedro II delegou a criação de Petrópolis, em 1843. Às 11 horas, um culto ecumênico vai congregar católicos e luteranos na Casa da Educação Visconde de Mauá, em frente ao Palácio de Cristal.

 

A retomada da cerimônia ao Obelisco restitui aos festejos do Dia do Colono Alemão o seu cenário típico, assinala o diretor-financeiro do Clube 29 de Junho, Renato Winter. “A colônia alemã está ansiosa por esse retorno, pois o simbolismo do Obelisco tem significado especial para nossa homenagem, sempre um momento emocionante e marcante” diz. Em 2020, no auge da pandemia, a homenagem aos descendentes foi virtual; em 2021, realizada diante do monumento a Koeler.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE