PUBLICIDADE


 

 



Petrópolis foi palco, na manhã desta sexta-feira (3), do primeiro evento das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, com o lançamento do website “Itinerários Virtuais da Independência”. O evento aconteceu no auditório da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e contou com a participação do prefeito Rubens Bomtempo; do governador Claudio Castro; do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; e dos senadores Randolfe Rodrigues, Carlos Portinho e Jean-Paul Prates. Alunos da Escola Municipal Maria Campos da Silva também participaram do evento.

 

“É uma alegria saber desse envolvimento do parlamento, que assumiu a liderança nas comemorações pelo bicentenário. Essa história precisa ser recontada e precisamos saber como contar, pois ela precisa ser explicada de diversas formas para que, amanhã, possamos dizer que temos um país livre, soberano e independente; e que estamos construindo um legado que vai ficar para as próximas gerações”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

 

O website “Itinerários Virtuais da Independência” é produto em cooperação com o Projeto República da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A página apresenta histórias sobre o processo que conduziu à Independência do Brasil, a partir das diferenças regionais, diversidade de projetos, negociações e conflitos políticos e militares.

 

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco destacou que Petrópolis é uma cidade emblemática no que se refere à Independência do Brasil. “Assim que começaram as primeiras conversas sobre as celebrações do bicentenário logo pensamos em fazer o primeiro evento aqui em Petrópolis. Estamos na cidade de Pedro e Petrópolis faz parte na construção do Brasil”, ressaltou Pacheco.

 

A Comissão Especial Curadora do Senado Federal, que tem o senador Randolfe Rodrigues como presidente, é a responsável pelas celebrações do Bicentenário da Independência. “Não existe identidade sem história”, ressaltou o senador. “Nesta data de hoje celebramos a abertura das efemérides, das referências ao bicentenário da Independência. Esses 200 anos não podem ficar sem as referências a serem contadas para a construção da sociedade enquanto pátria, que não existe sem identidade. A formação de uma nação independente não foi uma obra à toa. Foi o resultado de um processo de luta para construir uma nação”, acrescentou Randolfe.

 

A comissão especial do Senado vem implantando ações voltadas para a data comemorativa que, terá o ponto alto no dia 8 de setembro, durante sessão no Congresso Nacional, em Brasília. “Não tem como olhar para frente sem resgatarmos o passado. É muito relevante para o Estado do Rio quando o Senado escolhe uma cidade como Petrópolis para representar o nosso país”, disse o governador Claudio Castro.

 

O website oferecerá recursos interativos, com ambientes de imersão, espaços de leitura, exibição de vídeos, iconografia, podcasts e documentos com o propósito de fornecer uma pluralidade de conteúdos históricos e culturais para difundir conhecimento e estimular o acesso do público não especializado à história da Independência do Brasil.

 

A historiadora e professora da UFMG Heloisa Starling foi quem apresentou o website. “É uma história muito rica e muito diferente do que estamos acostumados”, disse Heloisa durante a apresentação.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE