PUBLICIDADE


 

 


 

Leonardo Fróes 


O poeta Leonardo Fróes, um dos maiores nomes da atualidade e expressivo colaborador da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), estará na Casa de Petrópolis Instituto de Cultura para mais um “Encontro das Palavras”, nesta sexta-feira (01.07), a partir das 19h. Com mediação da escritora Cassiana Lima Cardoso, o bate-papo conta ainda com a presença de Luiz Aquila, diretor de arte e cultura do espaço. 


No encontro, o escritor, jornalista, tradutor e naturalista vai falar sobre quatro de suas obras: “Natureza arte de plantar”( Ed. CEP) “Um outro Varella” (Corsario-Satan), “Contos Orientais” (Rocco) e “Poesia Reunida 1968-2021" recentemente lançado pela Editora 34. 


 “Queria chamar de privilégio esse nosso encontro - celebração; mas prefiro nomear de um encontro feliz, já que é das coisas simples que o poeta gosta mais”, resume a responsável pela mediação, sobre o bate-papo desta sexta. 


Morador da Petrópolis desde os anos 70, sua poesia “Pandemonia” abre as páginas da revista “Casa de Petrópolis Megazine”, que pode ser conferida na página cinco, no link.

O poeta é amplamente reconhecido como um escritor do mundo vegetal, que abre, com as palavras, um caminho de colaboração entre os humanos e os não humanos. "Leonardo foi o primeiro poeta de minha geração que conheci. Ele me abriu o caminho da nova poesia", rememora Aquila. 

 

Sobre Leonardo Fróes

Leonardo Fróes nasceu em 1941 em Itaperuna, no interior do Rio de Janeiro, e se criou na capital. Viveu os anos de aprendizagem em Nova York e na Europa, e mora em Petrópolis desde o começo da década de 1970. Foi editor, jornalista e enciclopedista. Entre 1971 e 1983 assinou a coluna “Natureza”, no Jornal do Brasil, reproduzida como “Verde” no Jornal da Tarde de São Paulo, tendo sido um dos primeiros a difundir no Brasil a consciência ecológica. 

Recebeu o Prêmio Jabuti de Poesia, em 1996, por Argumentos invisíveis, e os prêmios de tradução da Fundação Biblioteca Nacional, em 1998, da Academia Brasileira de Letras, em 2008, e da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, em 2016. Nesse último ano recebeu também o prêmio Alceu Amoroso Lima — Poesia e Liberdade, concedido pelo Centro Alceu Amoroso Lima e pela Universidade Candido Mendes.

 


Os Encontros da Casa de Petrópolis

Celebrando a produção literária contemporânea, escritores petropolitanos, residentes na cidade ou convidados pela Casa de Petrópolis, se encontram para conversar com o público nos ‘Encontros das Palavras’, buscando inserir Petrópolis em um cenário de importância para produção e divulgação de literatura.

E, pensando na formação de plateia para as diferentes artes, Luiz Aquila idealizou esses Encontros como eventos que busquem valorizar a construção do conhecimento participativo e possibilitar lazer com criatividade. 

“Os Encontros da Casa de Petrópolis” têm o apoio da Prefeitura de Petrópolis, por meio do Edital Maria Luiza, do Instituto Municipal de Cultura, com recursos do Fundo Municipal de Cultura e também da Livraria Nobel.


 

Serviço

Encontro das Palavras – Leonardo Fróes e Cassiana Lima Cardoso

Data: 01 de julho 2022, 19h

Onde: Casa de Petrópolis Instituto de Cultura – Avenida Ipiranga, 716 - Centro

Entrada franca

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE