PUBLICIDADE


 

 


O projeto apresenta depoimentos dos músicos sobre suas carreiras tão bem atreladas ao samba

A Identidade do Samba e a Cadência dos Seus Passos foi contemplado no Edital Maria Luiza 2021 do Instituto Municipal de Cultura da Prefeitura de Petrópolis. O projeto foi idealizado e produzido em Petrópolis por Renata Garcia e conta com participações dos músicos petropolitanos: Jonatan Francisco na voz e violão, e que também assina a direção musical, Sabão Batukda no pandeiro, César do Cavaco no Cavaquinho, João Gabriel na flauta e sax e Felipe Marques na percussão. Na equipe técnica, ainda estão Yan Gabriel, que assina a direção e edição de imagem e João Correa a captação de áudio, na mixagem e masterização.


Considerado por muitos historiadores como o mais original dos gêneros musicais brasileiros, o Samba se consolidou no Brasil através do registro de uma imensa mistura de ritmos e tradições que atravessam a história do país. A Identidade do Samba e a Cadência dos Seus Passos é um projeto para resgatar e afirmar a importância que o Samba teve para o alicerce e a identidade da cultura brasileira e tem como intenção e diferencial apresentar a evolução do gênero em sua musicalidade e poesia dentro de um contexto histórico, onde são apresentados diferentes ritmos que construíram a sua evolução no Brasil, desde a mistura do batuque africano com o lundu e o maxixe, até a história mais recente, onde o Samba influenciou outros estilos musicais mais contemporâneos como o samba-canção, a bossa-nova e outras vertentes da música brasileira.


No repertório o “batuque” abre o show para seguir apresentando o Lundu e o Maxixe. E no decorrer da apresentação o público poderá apreciar diferentes subgêneros derivados do samba como o Samba de Breque com a canção “Samba na Medida” de Nei Lopes, o Samba Canção com “Pela Décima Vez” de Noel Rosa, o Samba de Partido Alto com “Moro na Roça” que Clementina de Jesus interpretou com maestria e até o bom e romântico Pagode com “Temporal” de Leandro Lehart. 


Entre tantas outras canções saudosistas, o projeto apresenta, ainda, depoimentos dos músicos sobre suas carreiras tão bem atreladas ao samba. A estreia será sábado (4), às 20h no canal do Youtube do músico Jonatan Francisco. 

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE