PUBLICIDADE


 

 



Nos dias 9 a 11 de junho serão realizadas provas técnicas que irão selecionar competidores nas categorias Recepção de Hotel, Cozinha, Cabeleireiro e Cuidados de Saúde e Apoio Social. Os estudantes classificados irão iniciar os treinamentos para a etapa nacional, que será realizada em 2023.

 

O Senac RJ promove, entre os dias 9 e 11 de junho, a seletiva estadual que irá eleger alunos ou ex-alunos, entre 18 e 20 anos, para representar o Rio de Janeiro nas Competições Senac de Educação Profissional 2023 nas categorias Recepção de Hotel, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Cabeleireiro e Cozinha. Realizada desde 2016, a competição nacional avalia a excelência de jovens profissionais que atuarão no setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no país.  

 

No dia 9 de junho, na unidade do Senac RJ de Botafogo, serão realizadas as provas teórica e prática de Recepção de Hotel. No dia 10 de junho, no Centro Politécnico do Senac RJ, no Riachuelo, acontecem as provas de Cuidados de Saúde e Apoio Social. Já no dia 11 de junho, na unidade Copacabana, serão aplicadas as provas de Cabelereiro e Cozinha. As seletivas têm como objetivo destacar as habilidades técnicas e pessoais dos jovens em avaliações elaboradas com base nas qualificações exigidas pelo mercado de trabalho.    

 

Desta primeira seletiva, poderão participar alunos do Senac RJ matriculados e egressos dos cursos relacionados às categorias da competição. Os jovens devem ter excelência acadêmica e idade máxima de 21 anos em 2023, de acordo com as regras da competição. Os dois selecionados de cada categoria serão contratados pelo Senac RJ e darão início, a partir do mês de julho, a um treinamento de alta performance de oito horas por dia de segunda a sexta-feira. Na etapa seguinte, passarão por mais uma avaliação e apenas o melhor de cada categoria irá representar o Senac RJ na etapa nacional, em 2023.  

 

Os alunos classificados irão disputar quarta edição da Competições Senac de Educação Profissional que reúne mais de 40 estudantes do Senac de 20 estados brasileiros e do DF em quatro dias de provas que simulam situações reais do exercício profissional de sete ocupações. O Senac RJ participa do evento desde 2018 e, desde então, todos os competidores fluminenses que competiram no evento nacional conquistaram medalhas.  Os alunos que alcançam a primeira colocação nas competições nacionais integram o Time Brasil na 47ª WorldSkills, maior competição internacional de educação profissional, em 2023, em Lyon, na França. O evento reúne 67 países e mais de 1600 competidores. 

 

 



Circuito Competições 

 

Durante o treinamento, os competidores realizam práticas relativas à profissão, em que são exigidas atuações precisas e cronometradas, e contam com o auxílio de profissionais referência em suas áreas, que transmitem melhores práticas do mercado, compartilham inovações técnicas e tecnológicas e experiências. Esse processo exige a mobilização de uma série de recursos e o desenho de novos processos dentro do Senac RJ.   

 

Por isso, é importante que o resultado da participação na competição vá muito além da medalha. Para garantir que o processo das competições não se encerre em si mesmo, o Senac RJ criou o programa Circuito, que garante o compartilhamento do aprendizado, deixando um legado que retroalimenta o negócio: disseminando novas práticas, compartilhando conhecimentos, tornando esta ação contínua e permanente para inspirar colaboradores e alunos.   

 

O objetivo é compartilhar com o universo do Senac RJ todo aprendizado gerado durante a preparação, desenvolvimento e participação do Rio de Janeiro no projeto Competições Senac de Educação Profissional.  Para isso, os competidores das edições anteriores são peças fundamentais. Alunos que foram medalhistas nas Competições Nacionais e que até participaram do World Skills continuam atuando no Senac RJ, tanto no treinamento e avaliação de novos competidores, como atuando como instrutores e disseminadores de conteúdos em diversas áreas, entre elas compartilhando sua trajetória para inspirar alunos e na reciclagem de instrutores, aprimorando e demonstrando novas técnicas e tendências.  

 

 

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE