PUBLICIDADE


 

 


Cerejeiras no Quitandinha / Foto: Ana Kutter


Presente para Petrópolis


A relação entre o Japão e a cidade de Petrópolis remonta ao Tratado de Amizade, de Comércio e de Navegação, assinado em 5 de novembro de 1895, em Paris, iniciando oficialmente as relações diplomáticas entre Brasil e Japão. Selecionamos alguns fatos curiosos.


  

Representação diplomática

Dois anos depois, o tratado foi ratificado e, assim, foi instalada a Legação do Japão em Petrópolis, marcando a primeira representação diplomática japonesa no país, na casa que fica na Avenida Sete de Abril n° 609, onde hoje está sediada a Pousada Dom Petrópolis.


 

Museu do Japão

O lindo casarão do século XIX foi a antiga sede da Legação Japonesa entre 1897 e 1903. Atualmente, possui um espaço em parceria com a Associação Nikkei de Petrópolis, onde são expostas peças que contam um pouco mais sobre a imigração japonesa para o Brasil (Museu do Japão).


 

Herança

Além do próprio “Museu do Japão”, temos também como herança as belíssimas cerejeiras, que florescem uma vez ao ano, floração essa que dura cerca de 15 dias, sempre em julho ou agosto, na temporada de inverno, proporcionando um lindo espetáculo natural aos nossos olhos.



A florada das cerejeiras no Museu Imperial / Foto: Petrópolis em Cena


Significado especial

As cerejeiras florescem por um tempo muito curto, mas sua beleza e o perfume das flores são tão marcantes que se igualam à própria existência humana. As flores são muito importantes para os japoneses, e nos ensinam que devemos viver a vida com beleza e suavidade, porque somos breves e frágeis, mas inesquecíveis como elas.

Assim, devemos ser, como seres humanos, leves sem perder a força, para assim, deixar um legado de equilíbrio, habilidade e, claro, amor ao próximo.



A beleza da floração / Foto: Rosanna Neves


12 locais para apreciar as cerejeiras em Petrópolis

A florada das cerejeiras é linda, mas não dura muito tempo. Então, se você é petropolitano ou está na cidade, aproveite para fazer seu registro. Listamos alguns pontos:

Palácio Quitandinha

Museu Imperial

Centro de Cultura Raul de Leoni

Palácio de Cristal

Palácio rio Negro

Av Tiradentes

Retiro

Nogueira

Itaipava

Palácio Visconde do Itaboraí

Araras

Prefeitura de Petrópolis



Gostou do conteúdo? Comente e compartilhe!

Siga-nos s mídias sociais para conferir outros conteúdos exclusivos! Estamos no Instagramno Facebook, no Twitter e no YouTube!

 


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE