PUBLICIDADE


 

 


A língua de sinais é uma importante ferramenta de inclusão social, uma vez que garante a comunicação eficaz entre as pessoas que têm deficiência auditiva e as ouvintes. Conhecida como Libras, sigla que se refere à Língua Brasileira de Sinais, essa forma gestual e visual de se comunicar é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão desde 24 de abril de 2002, através da Lei nº 10.436. Diante da grande necessidade de evidenciar a importância da educação bilíngue e comprometido com a disseminação do conhecimento em prol da inclusão social, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) abriu inscrições para o curso de extensão em Libras, ofertando os módulos I e II de comunicação básica.

 

“Para uma sociedade inclusiva é de extrema importância atender a população surda através da sua língua materna, a Libras. Os profissionais da educação são referências para todos os alunos, inclusive os surdos. Segundo a legislação, os surdos têm o direito de receber todas as informações em Libras e a partir dela conseguir compreender o mundo ao seu redor. Ser bilíngue (Português - Libras) é a real oferta de equidade a esta população”, destaca Clévia Sies, professora do Curso de Extensão em Libras da UNIFASE.

 

A proposta dos módulos básicos do curso de Libras, que conta com 45h, é capacitar os alunos, profissionais da educação e das diversas áreas de formação para que possam estabelecer uma comunicação básica com os deficientes auditivos.

 

“Essa formação favorece o desenvolvimento e a prática para uma comunicação inicial nas diferentes áreas, onde pessoas ouvintes conseguem interagir com surdos, tornando a sociedade inclusiva. O curso oferece valor por aumentar o conhecimento da Libras, quebrando barreiras e facilitando a comunicação dos surdos, que terão uma melhora na sua qualidade de vida em sociedade”, enfatiza Luciane Cruz, professora da UNIFASE.

 

O curso de Extensão em Libras será realizado de forma on-line, através da plataforma Moodle, no período de 02 de agosto a 27 de setembro. As inscrições e outras informações estão disponíveis no site: www.unifase-rj.edu.br.

 

“O mercado de trabalho para professores bilíngues encontra-se em grande expansão. Em 2021, foi sancionada a Lei 14.191 que inclui a educação bilíngue de Surdos na LDB. A Lei prevê a criação de classes e escolas bilíngues, abrindo uma grande oportunidade para os profissionais que têm o domínio da língua de sinais, inclusive sendo um diferencial para quem deseja prestar concurso público”, finaliza Clévia Sies.



Gostou do conteúdo? Comente e compartilhe!

Siga-nos s mídias sociais para conferir outros conteúdos exclusivos! Estamos no Instagram, no Facebook, no Twitter e no YouTube!

 

 




Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE