PUBLICIDADE


 

 



1ª Edição do Prêmio


A Prefeitura e o Petrópolis Film Commission realizaram na quarta-feira (3), a premiação do Prêmio Argila2022. Foram cinco categorias premiadas, além da homenagem especial ao Arquivo César Nunes, por sua importância histórica e cultural para o audiovisual petropolitano. A solenidade foi virtual e as produções vencedoras ficarão em exibição no canal do youtube até domingo, dia 7.

 

“Esta foi a primeira edição do prêmio Argila, realizado como forma de reconhecimento e valorização dos trabalhadores do setor audiovisual da cidade. A indústria do cinema gera emprego e renda, além de incentivar o turismo”, disse o prefeito Rubens Bomtempo. 


 

10 filmes selecionados

As produções participantes do prêmio Argila foram feitas entre os anos de 2019 e 2021. Dez filmes foram selecionados, cinco receberam o troféu Argila em cada uma das categorias definidas e todos foram contemplados com cachês. “A indústria cinematográfica é importantíssima para Petrópolis, ela faz parte da nossa história, do nosso presente e pode ser determinante para o nosso futuro”, comentou a secretária de Cultura, Diana Iliescu.


 

Marco do Cinema Nacional

A primeira exibição de filmes em Petrópolis aconteceu há 125 anos, em 1º de maio de 1897, no Teatro Cassino Fluminense, onde atualmente fica a galeria do Edifício Profissional. A data é também para alguns pesquisadores um marco do Cinema Nacional, pois a programação continha três filmetes produzidos no país e que seriam os primeiros registros de um filme brasileiro. Desde então a cidade recebeu centenas de filmagens, aparecendo como personagem ou como cenário para os filmes.


 

Inspiração do Prêmio

O filme Argila, inspiração para o prêmio, foi realizado por Humberto Mauro em Petrópolis, na localidade do Castelo São Manoel, que anos antes havia pertencido a Francisco Serrador, importante nome do circuito exibidor brasileiro do início do século XX, para estabelecer ali a chamada Hollywood Brasileira.



Escolha das produções 

Todos os filmes foram avaliados por um júri especializado, que elegeu três produções nas categorias: Melhor Direção e Roteiro, Melhor Fotografia e Melhor Edição e Montagem. A produção de Melhor Filme, de acordo com o Júri Popular, teve 1.203 visualizações no canal do youtube e recebeu 477 curtidas dos internautas. O júri técnico foi composto por Felipe Herzog, diretor cinematográfico e de telenovelas; Daniel OG, animador e Regina Bortolini, professora e coordenadora da Mostra de Audiovisual de Petrópolis. 


“Especialmente nos últimos 10 anos nota se um aumento na produção de diretores petropolitanos e sua consequente participação em cineclubes, mostras, festivais, fortalecendo a cadeia produtiva local e divulgando o nome da cidade”, disse Aline Castella, membro da Petrópolis Film Commission e Coordenadora do Prêmio.

 



Confira os vencedores do Prêmio Argila 2022:

 

Melhor Filme Júri Popular

Sr. Lino e a sinfonia das badaladas, de Carolina Freitas. Documentário. 3 min. 2020.

Link


Melhor Edição e Montagem 

PA RIR, de Andressa Hazboun. Ficção. 16 min. 2021.

Link


Melhor Fotografia

Cassandra, de Cissa Borges. Experimental. 11 min. 2019.

Link 

 

Melhor Direção e Roteiro

A incrível aventura das sonhadoras crianças contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira, de Beatriz Ohana. Ficção. 14 min. 2020.

Link

 

Prêmio Especial do Júri

Lendas do Rio São Francisco para Crianças (de todas as idades), de Raquel Theo, Rose Assis e Rafael Bisbis. Série em 5 episódios: EP 1- 5 min, EP 2- 6 min, EP 3- 9 min, EP 4 – 5 min, EP 5- 6 min. 2021.

Link



Gostou do conteúdo? Comente e compartilhe!

Siga-nos s mídias sociais para conferir outros conteúdos exclusivos! Estamos no Instagramno Facebook, no Twitter e no YouTube!

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE