PUBLICIDADE


 

 



A Firjan SENAI SESI Petrópolis oficializou parceria com a Prefeitura Municipal, com a assinatura de convênio para a implantação do Projeto Edutec. A iniciativa visa implementar o novo ensino médio, para a formação técnica e profissionalizante aos alunos da rede pública. A Escola Municipal Liceu Prefeito Cordolino Ambrósio é a primeira instituição na cidade a adotar o modelo de aprendizagem, tendo 40 estudantes já inscritos para iniciar a dinâmica com o curso de informática. A proposta é que as aulas sejam ofertadas no contraturno escolar – durante a tarde - garantindo período de estudo ampliado. O projeto tem início previsto já no mês de outubro e com a medida, Petrópolis é a primeira cidade do Estado a adotar o modelo na rede municipal de ensino. 


“Esse é o grande propósito, um desafio, que é trazer essa formação para os alunos da escola pública municipal. Com essa iniciativa, o município sai na frente e aplica o novo ensino médio, conforme deliberado por lei. A proposta é agregar competências profissionais. Esses alunos vão se aprofundar nas competências profissionais para o futuro do trabalho”, destacou Alexandre Reis, diretor regional da Firjan SESI SENAI, reforçando que a proposta é seguir com esse modelo, abrindo mais oportunidades para os alunos da rede pública. 


O novo modelo de ensino médio estabelece a aplicação de carga horária estendida. A medida prevê o cumprimento do período de estudo conforme aplicado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o acréscimo do itinerário formativo, que aprofunda conteúdos por área de conhecimento e ainda possibilita a Formação Técnica e Profissionalizante.  


Por meio do Edutec, nos primeiros meses de aula, até o fim do ano letivo de 2022, os alunos receberão capacitação para programação com plataforma utilizada para o desenvolvimento de softwares, sistemas e aplicativos. O laboratório FabLab, recentemente inaugurado na Firjan SENAI SESI Petrópolis, será usado para a qualificação dos alunos. O ambiente é destinado para a educação com inovação para prototipagem, voltado para criação de soluções destinadas à indústria e comunidade.  


Para o próximo ano, os estudantes seguirão no curso de informática, que terá duração de 18 meses. A previsão é de que a formação técnica profissionalizante ocorra juntamente com a conclusão dos estudos do ensino médio. A iniciativa conta ainda com a parceria do Serratec, que é o polo tecnológico da cidade e reúne empresas do setor de tecnologia. A proposta é possibilitar a qualificação de mão-de-obra para a atuação no mercado de trabalho e aproveitamento das empresas que atuam na cidade. 


Durante a cerimônia de formalização da parceria entre Firjan e município, o prefeito Rubens Bomtempo destacou a relevância do projeto para a formação dos alunos. “Acredito muito no que estamos fazendo hoje, produzindo realmente uma política pública que possa estar gerando cada vez mais oportunidades. A questão da tecnologia fala muito com a vocação do nosso município, vai muito ao encontro da necessidade de atender essa demanda. O SENAI é um parceiro que tem muita qualidade, é praticamente certeza de excelência” destacou o prefeito Bomtempo, que participou da cerimônia de assinatura do convênio acompanhado do secretariado do governo.  


O curso será ministrado na unidade da Firjan SENAI Petrópolis, localizada no Bingen e os alunos poderão contar com toda a estrutura de aprendizagem necessária. “Essa parceria segue a filosofia da Firjan, que entende que para haver uma melhoria no ensino profissional, os alunos precisam ser bem-preparados na base. Esse é um grande avanço que vai fortalecer a qualificação dos nossos futuros profissionais”, destacou Valter Zanacoli, vice-presidente da Regional Serrana.  

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE


 

PUBLICIDADE