PUBLICIDADE


 

 


 

Abertura do Outubro Rosa em Petrópolis / Fotos: Divulgação


Foi dada a largada para o Outubro Rosa 2022. A abertura campanha, que anualmente é realizada para chamar a atenção para a importância da prevenção dos cânceres de mama e de colo útero, foi realizada no Centro de Saúde Coletiva, no Centro de Petrópolis, na manhã de sábado (1).

 

A abertura contou com a presença do prefeito Rubens Bomtempo, do vice-prefeito, Paulo Mustrangi, da secretária Chefe de Gabinete e presidente do Condim, Luciane Bomtempo, do secretário de Saúde, Marcus Curvelo, da diretora do Centro de Saúde Coletiva, Célia Bretas, da superintendente da Rede de Atenção Básica, Claudia Respeita, da presidente da APPO, Ana Cristina Mattos, além de demais secretários, autoridades em saúde, as vitoriosas, mulheres que venceram o câncer, e população em geral.

 

Durante a solenidade, que foi aberta com uma benção especial do pastor Elton Pothin, o prefeito Rubens Bomtempo ressaltou o trabalho que vem sendo feito na área da saúde, em especial no setor de oncologia. O prefeito anunciou a compra de um novo mamógrafo, ainda este mês, assim como o início das obras das duas UPAs, das UBSs do Retiro e do Bingen, além de intervenções no Hospital Alcides Carneiro.

 

“Conseguimos zerar a fila de mamografias, estamos dando andamento aos exames de ressonância magnética, que colocamos pra funcionar 24 horas no HAC, e ainda contratamos exames em clínica particular para quem precisava fazer o rastreamento. As cirurgias ginecológicas também vão passar a ser feitas aos sábados, como parte da nossa meta de diminuir a fila de cirurgias eletivas”, destacou Rubens.

 

Prefeito Rubens Botempo e primeira dama Luciane Bomtempo



Esta é a 12ª campanha do Outubro Rosa que, este ano, vem com o tema Histórias que Inspiram. Histórias de superação vividas pelas vitoriosas serão contadas ao longo de todo o mês, por meio das redes sociais da APPO. Uma exposição de fotos de 30 mulheres e homens que venceram o câncer, inaugurada neste sábado durante a abertura do Outubro Rosa, também vai rodar os locais por onde a APPO passar com as palestras de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

 

Na abertura, a presidente da APPO, Ana Cristina Mattos, ressaltou a importância da parceria entre a Instituição e o poder público na luta contra o câncer. “Essa abertura no Centro de Saúde é bastante significativa. A APPO tem um número de mamografias para fazer aqui, assim podemos encaminhar o paciente e agilizar o tratamento. E 12 anos é a primeira vez que não temos fila para exames de mamografia. É muito bom caminhar de mãos dadas com o governo municipal”, ressaltou Ana Cristina.

 

Banda Molho Inglês 

Durante todo este sábado, 1, foram oferecidas consultas por atendimento de demanda livre, com distribuição de senhas para exames de mamografia, coleta de preventivo, atualização do cartão de vacina, avaliação nutricional e testes rápidos de ISTs, além de atendimento de enfermagem oncológica, aferição de pressão arterial e HGT. Teve espaço ainda para elevar a autoestima das mulheres, com maquiador, música ao vivo com a banda Molho Inglês e o cantor Gabriel Silva, e roda de conversa com o tema “Aspecto psicológico do câncer de mama”.

 

Em um depoimento emocionado, a secretária Chefe de Gabinete, Luciane Bomtempo, falou da saudade que sente da irmã que a deixou, em decorrência de um câncer de mama, e de uma amiga que lutou e venceu a doença. “Por essas e por todas as mulheres e homens da nossa cidade, é que nós trabalhamos. Não só na saúde, mas em todas as áreas, imprimindo na nossa gestão o cuidado, a atenção com as pessoas. Estamos aqui para trabalhar junto com a população, por isso o Conselho da Mulher também é tão importante”, ressaltou Luciane, que também é presidente do Comdim, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

 

Vice-prefeito Paulo Mustrangi prestigiou o evento 

A moradora do Vicenzo Rivetti, Helena Maria Malter, de 64 anos, esteve no Centro de Saúde e pode realizar a coleta de preventivo e fazer o exame de mamografia. Dois procedimentos importantíssimos para a prevenção de câncer de mama e de colo de útero. “Fiquei muito satisfeita com esta chance de me cuidar. Fazer esses exames é muito importante, porque se a gente tiver qualquer problema, é muito mais fácil tratar se descobrir logo no início”, ponderou Helena.

 

O Centro de Saúde Coletiva é um dos locais que vão receber, até o dia 31, ações do Outubro Rosa. A campanha vai envolver 45 unidades de saúde, como o Hospital Alcides Carneiro, Ambulatório Escola, PSFs e UBSs. O dia D de incentivo e prevenção à doença está marcado para o dia 8. A tradicional caminhada será no dia 22. Nas próximas duas semanas, o Centro de Saúde Coletiva vai funcionar também no terceiro turno, de 17h às 20h, para atender a população, por livre demanda, para exames de mamografia, coleta de preventivo, ultrassonografias, consultas médicas e de enfermagem.

 

“Temos toda a rede pública de saúde engajada no Outubro Rosa, assim como outros setores do governo municipal. Um trabalho intersetorial que só é possível graças ao emprenho de todos. Nosso objetivo é entregar os melhores e mais eficazes serviços à população. Nosso olhar é de cuidado com as pessoas e é esse o nosso objetivo, cuidar da população”, frisou o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

 

Ações do Outubro Rosa vão até o dia 31 no Centro de Saúde


Toda a Rede de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, incluindo as Academias da Saúde e o Hospital Alcides Carneiro, estão engajadas na campanha, assim como outros setores do governo Municipal, como a Secretaria de Esportes e Lazer, Comdep e Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM). A campanha Outubro Rosa é um movimento internacional. Neste ano, a prefeitura e a APPO lançam a campanha #PetrópolisRosa, adotada em todas as mídias sociais. A programação completa do Outubro Rosa 2022 está no site da Prefeitura de Petrópolis.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE