PUBLICIDADE


 

 

Imagem ilustrativa

 

PETRÓPOLIS.  A gestação é um período em que a mulher necessita de cuidados especiais e mais atenção em relação à saúde. Para gerar outra vida, o organismo passa por muitas alterações hormonais e físicas. Essas mudanças podem desencadear uma série de riscos tanto para a gestante quanto para o bebê. Por isso, o acompanhamento do pré-natal é indispensável, especialmente se a mulher já apresentar alguma doença antes da gestação, sendo indicado o acompanhamento em um pré-natal de alto risco.   

  

“Todas as gestantes devem ser acompanhadas por profissionais da área da saúde. No caso das pacientes que já apresentam alguma patologia que possa interferir na gestação, temos o pré-natal de alto risco. Geralmente, essas mulheres são encaminhadas pela equipe de enfermagem ou médica. O acompanhamento no pré-natal de alto risco é individual, levando-se em consideração vários fatores, como idade gestacional, patologia e resposta ao tratamento proposto. Normalmente, nas primeiras consultas, mantemos uma periodicidade semanal de retorno”, explica o médico Dr. Brunno Madruga, ginecologista e obstetra, professor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, que atua no acompanhamento do pré-natal de alto risco no Ambulatório Escola da UNIFASE

  

Em 2022, o Ambulatório Escola deu início ao trabalho de acompanhamento do pré-natal de alto risco. Desde então, as equipes multiprofissionais que atuam na unidade realizam o atendimento de, em média, seis gestantes em cada dia de consulta. 

 

“As principais patologias encontradas no pré-natal de alto risco são hipertensão arterial, que se não tratada pode evoluir para pré-eclâmpsia, diabetes gestacional e alterações da tireoide. Nesse período em que realizamos o acompanhamento de alto risco, temos observado muitas gestantes que conseguiram sobrepor as complicações das doenças que apresentam e conseguiram ter seus bebês saudáveis e com segurança. Muitas delas, caso não tivesse o acompanhamento de alto risco, talvez não tivesse alcançado o mesmo desfecho. O bem-estar da mãe e do bebê é o principal objetivo de qualquer pré-natal, mas quando se acrescenta uma doença no contexto da gestação, o acompanhamento de alto risco se torna de suma importância para o sucesso da gravidez”, frisa o médico. 

  

Ambulatório Escola da UNIFASE 



Nesta fase tão especial para a chegada dos bebês, o Ambulatório Escola também oferece o curso de gestantes, uma forma de preparar as futuras mamães e seus cônjuges para que possam cuidar dos recém-nascidos com tranquilidade.



“Essa formação tem a proposta de orientar quanto aos cuidados com o recém-nascido, parto, amamentação, sinais de alerta com o bebê (incluindo a manobra de desengasgo), com encontros descontraídos e dinâmicos. Utilizamos manequins, vídeos e brincadeiras, tudo para que os temas sejam transmitidos de forma fácil e útil. O curso conta com cinco encontros, que têm duração média de 40 minutos cada.”, destaca a enfermeira Aline Furtado, responsável pelo Curso de Gestantes do Ambulatório Escola da UNIFASE

 

O curso de gestantes é gratuito, realizado sempre às terças-feiras, às 14h, no Ambulatório Escola, no prédio AMBE II, 2º andar, sala 201. Além de toda a parte de formação, o curso presenteia todas as gestantes, que completam os cinco encontros, com uma bolsa com itens para compor o enxoval do bebê, com roupinhas, toalha de banho, cobertor, fralda, entre outros. As mães também participam de atividades lúdicas durante o curso. Em caso de dúvidas, as gestantes que desejam fazer o curso podem ligar para obter outras informações pelo telefone: (24) 2235-2224.



Leia também:

 

Petrópolis recebe lote de vacinas contra a monkeypox


Vacinação com a bivalente da Pfizer é ampliada para todo o grupo prioritário em Petrópolis


Março Amarelo Pet: evento alerta para doenças renais nos animais


Sedentarismo: por que é preciso movimentar o corpo?

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE