PETRÓPOLIS. A cidade permanece acima das médias nacional, estadual e de toda a Região Serrana de imunizações relacionadas ao calendário de vacinas de rotina, como BCG, pentavalente e poliomielite. Os dados foram divulgados na manhã desta quarta-feira (24), pela Prefeitura, por meio da Divisão de Imunização da Secretaria de Saúde e se referem a crianças de até um ano de idade.

 

Entre as dez principais vacinas aplicadas neste público, o município está entre três e até 40 pontos percentuais à frente da média nacional. A maior diferença é percebida no caso da Hepatite B ao nascer, que deve ser aplicada preferencialmente ainda na maternidade, podendo ser realizada até 30 dias de vida. Enquanto o Brasil registra a imunização de 58,49% do público vacinável, em Petrópolis a marca é de 98,76%. Em segundo lugar aparece a tríplice viral com 74,38 de cobertura na cidade, contra 56,08 em todo o país. Durante os meses de janeiro a maio de 2023, enquanto a média nacional de vacinação BCG não ultrapassou 60,90%, Petrópolis atingiu a marca de 69,85% do público alvo.

 

Embora a cidade esteja acima de todas as médias, o município está reforçando as ações para garantir a ampliação da cobertura vacinal. “Além da vacinação itinerante, que entre os meses de janeiro e maio já percorreu 53 comunidades, temos realizado outras ações, como a abertura de salas de imunização aos sábados e em terceiro turno de segunda-feira a sexta-feira e, através do Programa de Saúde na Escola, que já visitou 10 escolas este ano e garantiu a imunização de quase 400 pessoas, entre alunos e funcionários”, explica o prefeito Rubens Bomtempo.

 

Apenas nas vacinações itinerantes para atualização de cadernetas, principalmente de crianças e adolescentes, quase 1,6 mil doses de vacinas contra a covid-19, influenza e de rotina foram aplicadas, por meio da Secretaria de Saúde. “Seguimos em busca da meta de mais de 90% de cobertura. Mas, para chegarmos a esse percentual, precisamos desmistificar a vacinação pois, nos últimos anos, ela foi alvo de inúmeras fake News, o que acabou afastando muitas pessoas das salas de imunização. Graças a vacina, conseguimos erradicar uma série de doenças no Brasil e, com certeza, não queremos que elas retornem”, alerta o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

 

“Também temos realizado capacitações na rede, visitando PSFs e fazendo treinamentos para atualização dos profissionais. Agora estamos com a vacinação itinerante por uma semana nessas unidades que foram capacitadas, disponibilizando os imunizantes mais perto da população. Porém, é fundamental que os pais e responsáveis estejam conscientes da importância desse ato, pois não estão protegendo apenas os seus filhos, mas toda a população”, frisa a chefe da Divisão de Imunização, Thayene Varella.




Legenda:


Grangiro chega a Petrópolis com etapa inédita


Senac RJ oferece cursos gratuitos de capacitação profissional em Petrópolis 


Petrópolis: temperatura baixa a 8°C e cidade fica ainda mais charmosa para os turistas  


Banda "Roni e as Figurinhas" estreia turnê do novo espetáculo Gêneros&Idades em Petrópolis

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE


 

PUBLICIDADE