PUBLICIDADE


 

Casa de Stefan Zweig / Foto: Divulgação


 Exibição neste sábado! 

Filme seguido de debate com prof. Geovane Souza Melo Jr.



PETRÓPOLIS. Casada com um conhecido jurista e mãe de dois filhos, a jovem Irene Wagner vive confortavelmente com sua família burguesa perfeita. Mas o tédio e a monotonia a levam a buscar aventuras e ela se envolve com um artista. Tudo muda quando uma chantagista passa a atormentar sua vida, perseguindo-a e exigindo dinheiro em troca de silêncio. A vida de Irene vira um inferno.

 

"O Medo", de 1920, é um dos primeiros textos ficcionais de Stefan Zweig. Com rara sensibilidade psicológica, o autor descreve a angústia da jovem que se debate entre uma vida de aparências e uma existência secreta. Dirigido por Roberto Rosselini e estrelado por Ingrid Bergmann, Medo (La Paura, 1954) começa num ambiente de film noir. O suspense já se cria nos primeiros minutos com amantes em crise, infidelidade, medo e pânico dos personagens presos em uma trama de traição.

 

E para debater com o público, teremos a participação do Prof. Geovane Melo estudou Psicologia na PUC-MG, é Mestre e Doutor em Letras pela UFU e membro do Grupo de Pesquisa Laboratório dos Estudos Judaicos e do Grupo de Estudos Stefan Zweig.

 

Coordenado por Lilia Olmedo Monteiro, o Cineclube CSZ acontece todo segundo sábado do mês. Para setembro está programada a exibição de mais um episódio da série Canto dos Exilados e, para outubro, Notas para paixão, com a presença da diretora Aída Marques.

 

A Casa Stefan Zweig é uma entidade cultural de direito privado, sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade de Petrópolis. Seu principal objetivo é homenagear a memória de Stefan Zweig na casa que serviu de última morada para o escritor e sua mulher. O museu Casa Stefan Zweig é também um Memorial do Exílio, destinado a divulgar as obras de outros artistas, intelectuais e cientistas que se refugiaram no Brasil durante no período 1933-1945 e que contribuíram para a cultura, as artes e a ciência do país.

 

Além de realizar atividades culturais como exposições, mostras, concursos, programações e produções teatrais, cinematográficas e de mídia; a Casa Stefan Zweig tem parcerias com entidades afins, oferecendo acesso online a pesquisadores e ao público em geral.

 

Em 2023, com uma nova equipe de educadores e produtores culturais, a Casa Stefan Zweig busca o envolvimento da comunidade petropolitana, com ênfase no público jovem (estudantes de escolas públicas e privadas). Fiel ao ideário de Stefan Zweig, pretende ser um centro de referência em defesa da paz, do humanismo e da democracia.

 

Serviço:

Cineclube CSZ – “O Medo” – exibição seguida de debate (via Zoom) com o professor Geovane Souza Melo Junior, da Universidade Federal de Uberlândia.

12/08/2023, sábado, 15h

Rua Gonçalves Dias, 34, Valparaiso (próximo às Duas Pontes)

Entrada Franca

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE


 

PUBLICIDADE