PUBLICIDADE


 

 


 



PETRÓPOLIS. Na próxima segunda-feira, 02 de outubro, a partir das 18h, a Casa dos Conselhos, localizada nas dependências da PMP – Prefeitura Municipal de Petrópolis, à Avenida Koeler, 260 – Centro, se veste de rosa, para juntamente com a APPO – Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, abrir oficialmente o Outubro Rosa 2023.

 

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.

 

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas as ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce.

 

Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes de câncer de mama, partidas de boliche, dentre outros.

 

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

 

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

 

Em Petrópolis a primeira edição do evento “Saúde da mama, uma nova caminhada”, foi realizada em 2009 visando à conscientização sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama.

 

Com a campanha a APPO promoveu uma grande mobilização da sociedade, bem como do poder público, principalmente com relação ao conserto de um mamógrafo que estava parado há quase três anos no Centro de Saúde, além da conscientização feita há mais de 1450 pessoas em palestras sobre o assunto.

 

A caminhada contou com a participação de cerca de 2500 pessoas e foi realizada no centro histórico da cidade de Petrópolis com início na Praça da Catedral São Pedro de Alcântara, percorrendo as Ruas da Imperatriz, do Imperador, Dr. Nelson de Sá Earp e tendo como ponto de encerramento a Praça da Liberdade, trajeto padrão da caminhada desde então.

 

“Nos anos seguintes seguimos firmes e fortes em prol da prevenção e detecção precoce do câncer de mama e já existem resultados tangíveis diante do trabalho que a APPO realizou, desde 2009, sempre em parceria com a Prefeitura Municipal de Petrópolis. Nossos números remontam cerca de 30.000 pessoas nas caminhadas e pelo menos 20.000 pessoas sensibilizadas por meio de palestras e todas de conversa. Trabalho este que gerou resultados reais que serão apresentados na abertura do evento por meio de uma breve palestra ministrada pelo Médico Mastologista e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Mastologia, Carlos Vinicius Teixeira Leite”, ponderou Ana Cristina Mattos, presidente voluntaria da APPO.

 

"O Outubro Rosa já uma campanha consolidada na nossa cidade. Temos avançado muito na sensibilização da população sobre a importância do autoexame, da detecção precoce da doença. E, paralelamente a isso, ampliamos muito os investimentos na área. Adquirimos um novo mamógrafo digital para o Hospital Alcides Carneiro e estamos com as filas de mamografias zeradas", disse o prefeito Rubens Bomtempo.

 

Na programação da abertura, que será realizada na segunda-feira, 02 de outubro, a partir das 18h, será realizada a composição de mesa solene, com a presença do Prefeito Rubens Bomtempo, da primeira dama, chefe de gabinete e presidente do Condim - Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Luciane Bomtempo, do Secretário de Saúde, Marcus Curvelo, da Presidente Voluntária da APPO, Ana Cristina Mattos e da Madrinha do Outubro Rosa 2023, a Administradora Fernanda Fadel.

 

Para a madrinha do Outubro Rosa 2023, o envolvimento profundo com a causa do câncer trouxe à tona questões e medos que havia reprimido por muitos anos. “Isso me levou a reconhecer a importância do autocuidado holístico, abrangendo o bem-estar físico, mental e espiritual. Aprendi que, embora não possamos evitar completamente o câncer, podemos nos preparar para enfrentá-lo com resiliência e apoiar aqueles que estão lutando contra a doença. Além disso, compreendi que o câncer não afeta apenas o paciente, mas também todos ao seu redor. É uma jornada que todos enfrentam juntos, independentemente da idade ou do tempo que dura. Portanto, devemos estar preparados para aceitar, apoiar e cuidar uns dos outros quando a doença se faz presente. Em última análise, esse envolvimento me trouxe à luz, liberando emoções e motivando-me a promover a importância do autocuidado e do apoio à causa do câncer de forma holística”, ponderou Fernanda Fadel.

 

Após a mesa de abertura o evento segue com a palestra do médico mastologista Carlos Vinicius Teixeira Leite, vai abordar o tema: "Câncer de Mama antes e depois do Outubro Rosa", por fim, para alegrar os corações de todos que participarem do evento um show com JV Porttes.

 

O jovem que iniciou a carreira como cantor sertanejo em 2022 fazendo shows e participações em casas renomadas em Petrópolis, se voluntariou para alegrar a noite e promete um show versátil com repertório que vai agradar todos os que estiverem presentes.

 


Serviço

Abertura – Outubro Rosa 2023

02/10/2023 – segunda-feira às 18h

Casa dos Conselhos

Avenida Koeler, 260

Centro – Petrópolis/ RJ

 

APPO – Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos

Rua Visconde da Penha, nº 72

Centro – Petrópolis – RJ

Telefone: (24) 2242-0956

WhastsApp: (24) 99274-1377

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE