PUBLICIDADE


 

 


 

Foto: Carolina Costa


450 exames em apenas um dia

 

PETRÓPOLIS - A coleta de exames de PSA no Centro de Terapia Oncológica (CTO) alcançou 450 homens, um público recorde da ação que está no quarto ano. A iniciativa em alusão à campanha Novembro Azul, de conscientização do câncer de próstata, contou com a parceria do Laboratório de Corrêas e da Secretaria Municipal de Saúde na manhã do último sábado (11). O resultado dos exames estará disponível no CTO a partir do dia 25 de novembro.

 

Para a oncologista do CTO, Carla Ismael, o número de homens que participou da ação foi surpreendente. “É uma iniciativa que vem crescendo a cada ano e ficamos muito felizes com a adesão dos homens. Sabemos que o diagnóstico precoce é fundamental porque está diretamente associado às maiores chances de cura do câncer de próstata e o PSA é um exame importante que auxilia no rastreio da doença, quando associado a outros exames de imagem, como ultrassom e ressonância, além do toque retal”, explica.

 

Diretor geral do Laboratório de Corrêas, Denisvaldo Silveira afirmou ter ficado feliz em participar da ação comunitária. “É um momento onde a gente chama os homens acima de 50 anos de idade para o exame de PSA, um marcador prostático que indica alguma infecção no homem e é realmente fundamental para esse diagnóstico inicial do câncer de próstata”, afirma.

 

Leonardo Silveira, diretor administrativo do Laboratório de Corrêas, explica que o PSA é um exame moderno, sensível e de qualidade. “A cada ano os homens vêm procurando mais esse tipo de exame, que é bem simples e rápido, em apenas 10 segundos a gente consegue coletar a mostra de sangue, leva para o laboratório e através da nossa tecnologia, trazemos um resultado preciso para que os médicos façam o diagnóstico”, complementa.

 

Quem aproveitou a oportunidade foi o professor Renato Lins Junior, de 50 anos. Ele conta que ficou sabendo da ação pela internet. “É uma iniciativa muito importante. A gente tem que se cuidar. Tem aquela tradição de que o homem não se cuida tão bem assim. Eu, na família tenho casos [da doença], meu pai, infelizmente, teve câncer de próstata. Então acho importante me cuidar, prevenir. E o novembro azul está aí para alertar sobre isso”, diz.

 

Já o mecânico inspetor, Ronaldo Luiz Mota, de 59 anos, contou que a mulher já vinha insistindo para que ele fizesse o exame de PSA. “Aí surgiu agora essa campanha e falei: vou fazer. A gente observa que as mulheres vivem mais do que os homens porque elas se cuidam mais. Então é muito importante a gente passar a cuidar da nossa saúde”, destaca.

 

Médico infectologista do CTO e diretor médico do laboratório de Corrêas, Antonio Luiz Chaves Gonçalves destacou que o exame de PSA deve ser um exame de rotina. “É indispensável que todos os homens com mais de 50 anos façam anualmente a coleta do PSA. A partir do momento em que há uma suspeita, em que esse exame tem algum resultado alterado, imediatamente o paciente deve buscar o urologista, que complementa essa investigação. Aliás, é fundamental que os homens façam consultas anualmente com esse médico especialista da saúde do homem”, conclui.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE