PETRÓPOLIS - Com objetivo de discutir, analisar e aprimorar temas relacionados à qualificação da oferta turística, a Prefeitura realizou nesta terça-feira a primeira edição da Conferência Municipal de Turismo. O evento aconteceu na Casa dos Conselhos Municipais Augusto Ângelo Zanatta e reuniu representantes de diversos setores turísticos da cidade e do estado. 

 

“O turismo é um instrumento importante de desenvolvimento econômico, geração de riqueza e de empregabilidade, e é resultado de um trabalho de intersetorialidade de um município. Por isso, como governo, reforçamos o nosso compromisso de melhorar cada vez mais os setores da nossa cidade, e a Conferência enriqueceu ainda mais o debate sobre as políticas públicas necessárias para isso”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo. 

 

A Conferência foi uma realização da Prefeitura através  da Secretaria de Turismo e do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). “Vivemos um momento muito especial pois realizamos essa primeira conferência no município e agradecemos a toda a equipe, parceiros e todos os envolvidos. Estamos em um cenário turístico de recuperação dos níveis pré-pandemia, por isso, a importância de termos um estudo detalhado da oferta turística em nosso município”, disse Silvia Guedón, secretária de Turismo e presidente do Comtur. 

 

A palestra magna do evento sobre “Qualificação Profissional no Turismo” foi ministrada pela presidente da Associação Brasileira de Empresas e Eventos, Adriana Homem de Carvalho, que ressaltou a importância de uma comunicação permanente entre o setor público e a cadeia produtiva. “O turismo gera um em cada dez postos de trabalho no mundo todo e não podemos pensar no tema sem concebermos o diálogo entre cada área do setor produtivo, para conhecermos as dificuldades e necessidades devidas. É uma atividade de extrema importância para o Brasil e para os 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, destacou. 

 

O tema, Qualificação da Oferta Turística, foi baseado no programa com mesmo nome contido do Plano Diretor de Turismo 2023-2030, como explicou Evany Noel, diretora de Turismo e presidente da Comissão Organizadora da I Conferência e do III Fórum de turismo. “Ao baseamos a escolha do tema em um dos programas do Plano, estamos cumprindo uma política pública relacionada ao turismo”, acrescentou. 

 

No final, os grupos de trabalho apresentaram propostas baseadas nos seguintes eixos temáticos da conferência: Eixo 1: Hotelaria (todos os tipos de meios de hospedagem); Eixo 2: Alimentação / Gastronomia (restaurantes, bares, confeitarias, cafeterias e similares); Eixo 3: Receptivo e Serviços Turísticos (atrativos, agências de receptivo, guias de turismo, empresas de entretenimento, passeios e transportadoras turísticas); Eixo 4: Eventos (toda a cadeia produtiva, tanto de eventos corporativos, eventos de interesse turístico e eventos sociais).

 

Os trabalhos apresentados pelos grupos serão consolidados em relatório a ser enviado a todos os participantes membros do Comtur, para posteriormente serem discutidos em assembléia e executar o programa previsto no Plano Diretor.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE