PUBLICIDADE


 

 


 



PETRÓPOLIS - No Brasil, são esperados 704 mil casos de câncer anualmente, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer – INCA.  Em meio a um cenário marcado por desafios, o Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado no domingo (04.02) destaca a importância da conscientização, prevenção e tratamento dessa doença como papéis fundamentais na luta contra a enfermidade. Médico oncologista do Centro de Terapia Oncológico (CTO) de Petrópolis, Pedro Ismael destaca a necessidade de campanhas educativas que promovam a importância do diagnóstico precoce.

 

Estratégias baseadas em evidências, como o controle do tabaco e a vacinação contra o HPV, são fundamentais para reduzir a incidência da doença. "Um terço dos casos de câncer poderia ser evitado por meio de intervenções viáveis", ressalta o oncologista. A conexão entre estilo de vida e prevenção ganha destaque, especialmente diante do alarmante aumento de neoplasias gastrintestinais. "Hábitos alimentares inadequados, aliados ao sedentarismo e outros comportamentos prejudiciais, contribuem significativamente para esse cenário preocupante", alerta Pedro Ismael. 

 

Apesar disso, destaca o médico, estamos vivendo uma era importante na medicina, com constantes avanços na compreensão do câncer e no desenvolvimento de tratamentos mais eficazes e menos invasivos. “Isso nos permite oferecer opções mais promissoras aos pacientes", enfatiza Dr. Pedro Ismael.

 

O futuro do tratamento do câncer promete ser menos invasivo e mais eficaz com as terapias personalizadas e imunoterapias na vanguarda. Tratamentos direcionados e a terapia celular CAR-T representam avanços notáveis. A oncologia de precisão surge como uma poderosa ferramenta ao analisar a composição genética e as características moleculares dos tumores em cada paciente. Esse enfoque personalizado permite tratamentos mais direcionados, minimizando danos às células saudáveis e reduzindo os efeitos colaterais.

 

 Mas, apesar dos progressos, desafios persistentes afetam a luta contra o câncer. Barreiras socioeconômicas muitas vezes dificultam o acesso a tratamentos de qualidade, revelando a necessidade de iniciativas que promovam a igualdade no acesso à saúde. "É vital enfrentar as disparidades no acesso ao tratamento. Precisamos garantir que todos, independentemente de sua situação financeira, tenham a oportunidade de receber cuidados adequados", destaca Pedro Ismael.

 

A formação de redes de apoio ao paciente também é de fundamental importância na luta contra a doença.   E ela deve incluir além dos pacientes, familiares, amigos e profissionais de saúde que contribuam para um ambiente de compreensão, suporte emocional e troca de informações.

 

"O apoio mútuo é fundamental. Os pacientes enfrentam desafios físicos e emocionais, e ter uma rede de suporte ao seu redor pode fazer toda a diferença na qualidade de vida durante o tratamento", afirma o Pedro Ismael.

 

Neste Dia Nacional de Combate ao Câncer, a mensagem é clara: a luta contra essa doença requer esforços conjuntos, desde a conscientização até a pesquisa científica e o comprometimento com a igualdade no acesso ao tratamento. Com esperança e determinação, a sociedade avança na busca por soluções que possam transformar a realidade de milhões de pessoas afetadas pelo câncer.

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE