PUBLICIDADE


 

 




 Apresentação será no Teatro Reynaldo Chaves 


PETRÓPOLIS - "Todos nós estávamos nus, as portas abertas, e eu tive muito pudor. Eu me lembrei do banho de vapor de Dostoiévski, na Casa dos Mortos. Quando baldeei, chorei; mas lembrei de Cervantes, do próprio Dostoiévski, que pior deviam ter sofrido em Argel e na Sibéria."

 

"Ah! A Literatura ou me mata ou me dá o que eu peço dela."

 

O trecho em epígrafe é de O cemitério dos vivos, uma das últimas obras escrita por Afonso Henriques de Lima Barreto em que o autor nos leva ao universo das instituições manicomiais da Primeira República, no começo do século XX.

 

No próximo dia 22 de março, o Teatro Reynaldo Chaves em Petrópolis será palco para uma homenagem emocionante a Lima Barreto, o grande escritor brasileiro. A obra inédita "Lima Barreto, o Dostoiévski dos Trópicos", produzida pela Cia Teatral Língua de Trapo, sob direção de Iara Roccha, promete encantar o público com uma narrativa envolvente e musical.


Celebrando o centenário de morte do autor, a peça transporta os espectadores para o universo singular de Lima Barreto, explorando sua vida, obra e legado literário. Nascido em Laranjeiras, em 1881, Lima Barreto foi um dos mais importantes escritores da fase Pré-Modernista da literatura brasileira. Sua escrita, impregnada de fatos históricos e observações sociais, revelava a vida cotidiana das classes populares, marcando-o como um verdadeiro "cronista" da antiga capital federal.


Selecionado no edital Sesi – Firjan de cultura 2023, o espetáculo já brilhou nos palcos do Teatro Sesi Duque de Caxias e do Teatro Oi Futuros e tecnologia no Flamengo, no Rio de Janeiro. Agora, é a vez de Petrópolis testemunhar essa obra única, que mescla música, drama e dança em uma celebração da genialidade de Lima Barreto.


O espetáculo ganha vida através de um elenco talentoso, formado por Ariel Barbosa, Monica Campos, Fernando Vianna, Igor Oggy, Leo Bastos, Karine Borges e Gabi Marcelino. Cada ator desempenha um papel crucial na criação deste tributo, capturando com maestria a essência e complexidade do escritor Lima Barreto. A iluminação sensível e apurada fica por conta de Tiago Jesus, iluminador de espetáculos e shows, um  dos melhores de Petrópolis!


Na sinopse do espetáculo, os espectadores são convidados a mergulhar na atmosfera do cemitério dos vivos, onde os personagens, como que hipnotizados, ganham vida através dos textos e contos do autor. A cada cena, uma nova faceta de Lima Barreto é revelada, culminando em um grandioso baile carnavalesco que encerra a apresentação de forma memorável.

 


Serviço

"Lima Barreto, o Dostoiévski dos Trópicos"

Dia: 22 de março

Horário: às 20h

Local: Teatro Reynaldo Chaves (Escola de Música Santa Cecília)

Endereço: Rua General Osório, 192, 4º andar, Centro de Petrópolis – RJ

Classificação indicativa: 14

Ingressos: 30 reais inteira -  15 reais (meia entrada para classe artística, estudantes, professores da rede pública e privada, idosos, pessoas com deficiência, beneficiários de programas sociais.

Ingressos disponíveis na secretaria da escola.

Informações pelo whatsapp 24 22422191

Lotação máxima: 140 lugares

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE