PUBLICIDADE


 

 


 

Dr. Daniel Przybvsz 


PETRÓPOLIS - Março chegou e com ele são intensificadas as ações de prevenção ao Câncer do Colo do Útero, causado pelo papilomavírus humano (HPV). As ações de conscientização se intensificam ao longo desse mês com as campanhas do Março Lilás, no entanto, as medidas de prevenção contra a doença, que em 2023 teve a incidência de 17.010 novos casos, devem ser permanentes. De acordo com o Ministério da Saúde, esse total de registros estimado no ano passado representa um risco considerado de 13,25 casos a cada 100 mil mulheres. O diagnóstico precoce e a agilidade ao iniciar o tratamento são medidas fundamentais para a recuperação dos pacientes e o combate à mortalidade. 


O médico rádio-oncologista, Daniel Przybysz, da RadioSerra Radioterapia em Petrópolis, que é referência no tratamento do câncer na região, chama a atenção para medidas acessíveis a todos na rede pública de saúde, que são essenciais para a prevenção. “A vacina do HPV foi recentemente incluída no calendário do SUS. Ela é oferecida e produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo, e protege contra os quatro tipos mais comuns das cepas do vírus: os tipos 6 e 11, considerados de baixo risco, que são as verrugas e os tipos 16 e 18, que são os de alto risco, causando o câncer de colo uterino em sua maior parte, assim como câncer de pênis, de canal anal e o oral”, enfatizou o médico, explicando que a vacinação disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) compreende duas doses, com o intervalo de seis meses, sendo indicada para crianças e adolescentes, do sexo feminino e masculino, com idade entre 9 e 14 anos, que é o período de maior eficácia para a imunização.


De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) a vacinação também é indicada para mulheres e homens de 15 a 45 anos que tenham diagnóstico de HIV ou Aids, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea, pacientes oncológicos, imunossuprimidos por doenças e/ou tratamento com drogas imunossupressoras e vítimas de violência sexual. O Instituto reforça que esses grupos são mais suscetíveis a infecções persistentes pelo HPV e têm um risco elevado de desenvolver câncer e outras complicações associadas ao vírus.


O recente boletim do Ministério da Saúde, edição de 2023, aponta que no Brasil o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer que mais afeta as mulheres, após o de mama e do colorretal, sendo um dos que possui alta taxa de mortalidade. A vacina contra o HPV foi introduzida no calendário do SUS, em 2014 e é uma das principais medidas de prevenção. “É importante falar que hoje, o grande negócio da busca ativa pelo câncer de colo de útero é o exame preventivo feito em consultórios ginecológicos, oferecido tanto no sistema particular, quanto no SUS, como Atenção à Saúde Básica. É um exame simples e muito eficiente. Vale lembrar que existe um programa de saúde pública, justamente pela importância do diagnóstico precoce em relação à incidência, que é maior em países subdesenvolvidos, sendo mais comum na Ásia, África e América do Sul”, destaca Daniel Przybysz.


O HPV é um vírus que causa infecções sexualmente transmissíveis, não só em mulheres, mas também em homens. Associados ao HPV, há diferentes tipos de vírus. O instituto Lado a Lado pela Vida, que atua com campanhas de conscientização, alerta que “ao longo das últimas décadas, o HPV se tornou um grande problema de saúde pública”. Os tipos de HPV provocam cânceres de vulva e vagina nas mulheres, de pênis nos homens e, em ambos os sexos, tumores no ânus, orofaringe e boca.


O exame citopatológio (Papanicolau) é um dos meios mais eficazes de rastreamento das lesões provocadas pelo vírus, acessível pelos serviços de saúde da rede pública, no entanto, a menor parte dos diagnósticos é identificada em estágio inicial, o que facilitaria a recuperação. “Mais de 70% dos casos são diagnosticados em estágios já com indicação de quimioterapia e radioterapia, a serem realizados juntos, seguidos da braquiterapia vaginal”, alerta Daniel Przybysz, ressaltando que atualmente o sistema ainda é falho na oferta desses tratamentos, tendo o paciente que enfrentar filas de espera e falta vagas para a realização da braquiterapia. “Existem dados que mostram que para cada semana de atraso existe uma queda de 1% na taxa de cura, o que impacta na sobrevida dos pacientes”, complementa.



Leia também: 


Ambulatório Escola da UNIFASE implanta Central para Agendamento de Consultas e Exames

Infectologista da Unimed Petrópolis faz alerta sobre os casos de dengue na cidade

Campanha Março Lilás destaca a importância da prevenção do câncer do colo do útero

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE