PUBLICIDADE


 

 


 

Filme "Close-up" (1990)


PETRÓPOLIS - Nos próximos dias 25, 26 e 27 de abril, o Cineclube Raul Lopes promete uma jornada na cinematografia do Irã. Sob a tutela do professor Gabriel Martinho, a Sala Humberto Mauro será palco de uma experiência única, combinando a exibição de obras de cineastas iranianos com debates temáticos. Serão apresentas obras de Abbas Kiarostami, com "Close-up" (1990), Mohsen Makhmalbaf, com "Salam cinema" (1995), e Jafar Panahi, com "Taxi Teerã" (2015), seguida por uma análise em forma de aula-debate. A participação é gratuita. Os encontros acontecem a partir das 19h presencial e também online, por meio da plataforma Zoom. Mais informações pelo WhatsApp: (24) 99256-6532.


Cada sessão tem como objetivo discutir as decisões estéticas por trás das obras, contextualizando-as com uma poética e a política do Irã. O intuito é provocar uma reflexão nos espectadores, desafiando suas percepções e proporcionando um olhar sobre singularidades do fazer cinematográfico contemporâneo.


Gabriel Martinho traz consigo uma bagagem vasta e diversificada para acompanhar esse mergulho no universo do cinema iraniano. Artista sonoro, cineasta e educador, com mestrado em Cinema Documentário pela Fundación Universidad del Cine, em Buenos Aires, Argentina, Martinho é reconhecido por sua contribuição em filmes premiados internacionalmente, e por conduzir projetos educativos relevantes no Rio de Janeiro e na Amazônia. Sua presença no Cineclube Raul Lopes como guia nesse percurso cinematográfico promete enriquecer a experiência dos participantes.


No primeiro encontro, marcado para o dia 25, o público será convidado a imergir na poética persa e nos artifícios cinematográficos de Abbas Kiarostami, através de "Close-up". Já no dia seguinte, será a vez de analisar os desafios do paradigma documental com "Salam cinema", de Mohsen Makhmalbaf, e as projeções ocidentais no jogo de encenação. O fechamento da programação reserva uma experiência singular com "Taxi Teerã", de Jafar Panahi, explorando a estratégia de confundir o real e capturar a essência das pessoas comuns no espaço público.


A programação do projeto “Cineclube Raul Lopes em Todo Lugar” é uma realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e tem o apoio da Prefeitura de Petrópolis e Instituto Municipal de Cultura, através da Lei Paulo Gustavo.  



Sobre o projeto

O Cineclube Raul Lopes em Todo Lugar está comprometido em levar exibições acessíveis a uma variedade de locais e equipamentos na cidade. Contando com a presença de convidados para debater uma gama de temas, o cineclube valoriza e promove cinemas periféricos, independentes nacional e internacionalmente. A itinerância da programação, concebida por amigos que acompanham o cineclube há quase uma década, aborda questões cruciais, como democracia, direitos das mulheres, LGBTQI+, trabalhadores, combate ao racismo, preconceito e desafios sociais.


O público diversificado, proveniente de todas as idades e regiões do Brasil, se reúne tanto presencialmente quanto online, compartilhando uma paixão pelo cinema, um interesse em debater filmes e um desejo de aprendizado mútuo. Além disso, defende firmemente os valores da democracia e os direitos humanos, tornando o Cineclube Raul Lopes em Todo Lugar não apenas um espaço para apreciar o cinema, mas também para promover a reflexão e o ativismo social.


 

Sobre o cineclube 

O Cineclube Raul Lopes é uma iniciativa sem fins lucrativos voltada para a exibição de filmes e a promoção de debates. Sob a direção de Lilia Monteiro e fundado em 2016, o cineclube realiza suas sessões em diversos locais, especialmente online desde o advento da pandemia. Com um enfoque pedagógico voltado para a Escola Cultural, o cineclube é aberto ao público e suas sessões são gratuitas.



Serviço

Cineclube Raul Lopes em Todo Lugar – imersão em cinema iraniano

Data: 25 de abril - Filme: Close up - Abbas Kiarostami; 26 de abril - Filme: Salam Cinema - Mohsen

Makhmalbaf; e  27 abril - Filme: Taxi Teerã - Jafar Panahi.
Horário:  19h
Local: Sala Humberto Mauro (Centro de Cultura Raul de Leoni - Praça Visconde de Mauá, 305) -  Centro Histórico.
Entrada franca

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE