PUBLICIDADE


 

 



PETRÓPOLIS - O Festival Riso Solto – 4º Encontro de Palhaçaria e Circo, em diversos espaços da cidade, continua até o dia 26 de maio. Nesta quarta (22), quinta (23) e sexta (24), são muitas as atrações gratuitas em localidades no Centro, Valparaíso e Montecaseros, como documentário, espetáculos variados e roda de malabares. O evento, com classificação livre, conta com a participação de mais de 20 artistas locais.


O documentário “Nós, Palhaças” será exibido nesta quarta-feira, no Centro de Cultura Raul de Leoni, às 19h. Em uma realização do SESC RJ, a filmagem registra o olhar feminino sobre o passado, o presente e o futuro do circo por meio de memórias, vivências e atravessamentos de três artistas da comicidade: Karla Concá, Letícia Lisboa e Thamyres Dutra. A sessão será seguida de bate-papo. Direção: Melise Fremiot e Getúlio Ribeiro. Brasil, 2023.


Na quinta, a apresentação de “Concerto Patota”, do Gran Circo Teatro Popular, abre os trabalhos, no Lar Santa Catarina, às 14h. Aqui, os palhaços Lambança, Malagueta e Salxicha apresentam suas “desabilidades” musicais em um show às avessas. A dramaturgia do palhaço excêntrico musical incrementa a releitura de esquetes tradicionais da cultura circense. Reverenciando a mais pura bobagem, os artistas convidam o público ao riso por meio da palhaçada.


No mesmo dia, às 20h, o espetáculo “Desse Céu que Nos Habita” é realizado, no Centro de Cultura Raul de Leoni. A montagem é resultado de processo da Oficina “Um Diálogo Entre o Teatro e a Arte da Palhaçaria”, realizada em 2023, sob a coordenação de Madson José e entremeia, em sua dramaturgia cênica, teatro, palhaçaria, música e contação. Na história, um bando de palhaços invade a cena para contar as histórias de Zuzé, Sinhorito e outras personagens. Todas oriundas dos contos “O Homem Cadente” e “Peixe Para Eulália”, ambos do escritor moçambicano Mia Couto.


O sextou do Festival Riso Solto acontece, primeiramente,  na quadra da comunidade Osvaldo Cruz, no Valparaíso, com a apresentação de “Contando Brasil”, às 17h. De acordo com a sinopse, a proposta é uma viagem pelo folclore brasileiro, conduzida por um grupo de artistas saltimbancos, contadores de histórias, que narram lendas usando música, acrobacias, palhaçaria e outros elementos circenses, com intenção de divulgar a cultura popular brasileira e transmitir a mensagem de preservação ambiental.


Ainda na sexta-feira, às 18h, a Praça D. Pedro será palco de Roda de Malabares, com apresentação, na sequência, do espetáculo Cucaracha e Theobalda - O Mundo Não Será o Bastante. Um show musical como você nunca viu: poético, cômico, mágico e caótico, como todos os belos universos criados pela palhaçaria. “O mundo não será o bastante” é acima de tudo, uma ode a amizade. Todos perdemos alguma coisa nesses últimos tempos e, mais do que nunca, entendemos o significado dessa palavra. As palhaças conhecem como ninguém a arte do fracasso, fazendo rir a partir da exposição do seu ridículo, e são mestras na arte do encontro, construindo um momento único de cumplicidade e afeto com a plateia.


O Festival Riso Solto é uma realização dos grupos Palhastônicos, Malabaguita e Teatro Circense Andança, com coordenação de Léo Gaviole, Andressa Hazboun, Guilherme Avelino e Madson José, tendo como proponente Talita Costa.


O evento está sendo realizado pelos recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura, com  patrocínio do Instituto Municipal de Cultura e Prefeitura de Petrópolis, além de apoio Rosana Refeições, Pão do Luiz, SESC Rio e UNIFASE Petrópolis.

Confira toda a programação no Instagram @festivalrisosolto.


 



Serviço:

Festival Riso Solto – 4º Encontro de Palhaçaria e Circo de Petrópolis


Quarta (22/05)

19h -  Exibição do filme NÓS PALHAÇAS, seguida de bate-papo - Centro de Cultura Raul de Leoni (Praça Visconde de Mauá, 305 - Centro)

     

Quinta (23/05) 

14h - Espetáculo Concerto Patota (Gran Circo Teatro Popular) - Lar Santa Catarina (Montecaseros)

20h - Espetáculo Desse Céu que Nos Habita - Centro de Cultura Raul de Leoni

 

Sexta (24/05)

17h - Espetáculo Contando Brasil (Café pra 4), na quadra da comunidade Osvaldo Cruz (Valparaíso)

18h - Roda de Malabares/ Espetáculo Cucaracha e Theobalda - O Mundo Não Será o Bastante, na Praça D. Pedro (Centro) 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE