No próximo sábado (14/9), a Mostra de Teatro 25 Anos, Grupo Teatro Povo do Cafundó - Arte e Resiliência segue com atividades diversificadas no último dia de programação, no Centro de Cultura Raul de Leoni. Entre 15h e 18h, será realizada a Oficina Dramaturgias do “Eu” - A Escrita Monológica, ministrada pela atriz, dramaturga e arte-educadora Carol Pitzer. A atividade é gratuita, com vagas limitadas.


O espetáculo Casa das Margaridas, às 19h30, será uma das atrações da noite com as atrizes Simone Gonçalves e Cleo Fernandes. O encerramento da mostra será às 20h30 com o artista Nathan Cardoso e o DJ Ernest Jr. Todas as atrações têm entrada gratuita.


A Mostra é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio do Fundo Municipal de Cultura, com recursos do Edital Alan Sask, teve início em 23 de agosto, percorrendo espaços diversos, entre os quais o Centro de Cultura Raul de Leoni, o CEU da Posse e o bairro Vila Rica.


O evento tem o objetivo de comemorar os 25 anos de estrada do Grupo Teatro Povo do Cafundó, promovendo uma variada programação artística e cultural gratuita, acessível ao público de todas as idades.

 

“A Mostra está sendo um sucesso desde sua primeira atração, atraindo um público diversificado e alcançando o nosso principal objetivo, que é o de levar a arte para todos os cantos, reforçando a marca do nosso Grupo Teatro Povo do Cafundó, que sempre esteve presente em eventos de relevância, em escolas públicas e particulares, levando arte, cultura e educação”, enfatiza a diretora do grupo Simone Gonçalves.

 

No sábado, ao longo da tarde, atores, atrizes e pessoas interessadas pela escrita do teatro terão a oportunidade de participar da oficina de análise e escrita de monólogos curtos. O objetivo é apresentar possibilidades de estrutura monológica e provocar a escrita autoral. A partir da leitura, com análise estrutural de cenas, a proposta será executar exercícios de  escrita de monólogo curto para leitura e debate. A professora de dramaturgia, Carol Pitzer, é graduada em cinema e pós-graduada em artes cênicas, com especialização em dramaturgia pela Universidade de las Artes, de Buenos Aires. É autora das peças "Enquanto ela dormia",  "Nomes difíceis para objetos inúteis", "Concórdia", entre outras.

 

Após a oficina, a Mostra Teatro 25 Anos terá apresentação do espetáculo Casa das Margaridas, montagem inspirada na vida e nas falas de Stella do Patrocínio, uma mulher preta, pobre e louca, que viveu 30 anos à margem, trancada em uma instituição psiquiátrica e expressava seus sentimentos em papelões. Um conjunto de falas que atualmente é considerada poesia. 


Com a interpretação das atrizes Simone Gonçalves e Cleo Fernandes, a peça traz a importância de ouvir o falatório de mulheres, que como Stella, foram esquecidas, vozes apagadas que não se encaixavam nos padrões sociais da “razão”.

 

O encerramento da Mostra será às 20h30, com a interação do artista Nathan Cardoso e do DJ Ernest Jr.

 

 

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE


 

PUBLICIDADE