O Petrópolis Gourmet 2024 vai movimentar a alta gastronomia da cidade com seu tradicional Desafio dos Chefs, onde 15 talentos locais competem em uma acirrada disputa de criatividade e técnica culinária. Este ano, os participantes se enfrentam em eliminatórias intensas realizadas no Senac, parceiro do evento, em sua sede, em frente ao Palácio de Cristal, terça e quarta (12 e 13) com a grande final marcada para o dia 26. O prêmio é um pacote de sete dias com acompanhante para Recife, com transporte e hospedagem inclusos, uma experiência que promete tanto relaxamento quanto inspiração gastronômica.


O Desafio dos Chefs faz parte da extensa programação do Petrópolis Gourmet,  que em sua 24ª edição faz uma homenagem à música. Aberto no dia 08, o festival segue até o dia 24 em bares, restaurantes, delicatessens e cafeterias participantes e ainda em ações promocionais em espaços parceiros, nas praças e ruas da cidade. O festival é idealizado e realizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau. A programação completa do festival e os pratos especiais nos 43 estabelecimentos participantes pode ser conferida em http://www.petropolisgourmet.com.br.


Durante as eliminatórias do Desafio dos Chefs, os competidores têm a missão de transformar ingredientes surpresa, conhecidos somente na hora da disputa, em pratos criativos e impecáveis, colocando à prova suas habilidades técnicas, criatividade e capacidade de improvisação. “Nosso objetivo é promover a excelência gastronômica e valorizar o talento dos chefs da nossa cidade”, destaca Samir el Ghaoui, presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, entidade organizadora do festival. “O Petrópolis Gourmet se consolida como um palco para mostrar a qualidade e inovação da gastronomia de Petrópolis, atraindo cada vez mais turistas e fortalecendo a economia local”, completa.


O Desafio dos Chefs não apenas valoriza a gastronomia local, mas também promove o intercâmbio entre profissionais experientes e novos talentos. Segundo Múcio Maffaciolli, diretor de Gastronomia do Petrópolis Convention & Visitors Bureau e organizador da prova, “esta competição é uma celebração da arte culinária. Cada etapa é pensada para destacar a inventividade dos chefs e proporcionar uma experiência única ao público que acompanha o evento. O Petrópolis Gourmet cria um ambiente de troca, aprendizado e desenvolvimento, onde o vencedor não leva apenas o prêmio, mas também a honra de ser o melhor deste ano”.


Durante as avaliações, um júri de especialistas em gastronomia – este ano  formado por Gabriel Frazão,  Marcelus Fassano e Manoel Crisanto - considera critérios como sabor, originalidade, apresentação e técnicas aplicadas. Esses momentos de criação intensiva transformam a cozinha do Senac em um verdadeiro palco, onde cada chef revela o melhor de seu repertório.


Nesta terça, as eliminatórias acontecem em dois horários, às 10h e às 14h. Na primeira etapa participam os chefs Bruno Leal (Locanda Bela Vista), Ramon Guimarães (Camarão em Penca), Ítalo Varjão (La Bodega), Roberta Bizerra (Casa Pellegrini) e Marcelo Rixhon (Cervejaria Bohemia). À tarde, estarão à frente dos fogões Frederico Justen (Boteco Bertone), Antônio Barcellos (Divino e Cucina), Pedro Kling (Brassaria Matriz),  Felipe Moises Marleme  (Locanda Centro Histórico) e João Fialho (Adega do Mineiro). Na quarta, às 10h, é a vez de Mario Meirelles (Cave Ristoranti), Gabriel Rodrigues (Soba), Alceu dos Santos (Princesa Isabel Gourmet), Rondinelle Rodrigues (Churrascaria Majórica)  e Letícia Farias (Grande Hotel).

 

“Ano passado foi um disputa intensa, criativa, animada, integradora e, este ano, temos certeza que vai superar”, destaca Múcio Maffaccioli.


O festival realizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau chega à 24ª edição e é considerado pelo Ministério do Turismo um dos cinco mais relevantes do país. A programação completa do festival pode ser conferida no site oficial www.petropolisgourmet.com.br.


 

Confira as disputas eliminatórias:

Terça-feira, 12/11

10h:

Bruno Leal (Locanda Bela Vista)

Ramon Guimarães (Camarão em Penca)

Ítalo Varjão (La Bodega)

Roberta Bizerra (Casa Pellegrini)

Marcelo Rixhon (Cervejaria Bohemia)

15h:

Frederico Justen (Boteco Bertone)

Antônio Barcellos (Divino e Cucina)

Pedro Kling (Brassaria Matriz)

Felipe Moises Marleme (Locanda Centro Histórico)

João Fialho (Adega do Mineiro)

 

Quarta-feira, 13/11

10h:

Mario Meirelles (Cave Ristoranti)

Gabriel Rodrigues (Soba)

Alceu dos Santos (Princesa Isabel Gourmet)

Rondinelle Rodrigues (Churrascaria Majórica)

Letícia Farias (Grande Hotel)

 

 

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE


 

PUBLICIDADE