A noite de terça-feira (05) foi marcada pelo casamento perfeito entre gastronomia e música no coquetel de abertura do Petrópolis Gourmet 2024. Empresários, chefs renomados, hoteleiros e agentes de turismo da cidade e região participaram do evento, na Locanda Della Mimosa, que deu início à 24ª edição do festival. Com o tema “Sinfonia dos Sabores”, o Petrópolis Gourmet deste ano convida o público a uma imersão gastronômica inspirada na música, homenageada com pratos inéditos criados especialmente para a ocasião. O Petrópolis Gourmet, um dos maiores festivais do gênero no país, em ranking do Ministério do Turismo, acontece de 08 a 24 de novembro, incluindo oficinas, feiras de produtos locais e o aguardado Desafio dos Chefs, programação no www.petropolisgourmet.com.br. O evento é idealizado e realizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau.


No coquetel de abertura, cafeterias, delicatessens, bares e restaurantes participantes apresentaram algumas das receitas que vão compor o festival, cada uma trazendo referências musicais. A expectativa é atrair turistas e moradores para experimentar a diversidade da gastronomia em 43 estabelecimentos locais.  Os chefs, idealizadores dos pratos especiais, interagiram com o público, dando dicas e revelando segredos das receitas. Ao final do evento, show de Gabriel Silva, que fez uma seleção especial de canções.



Homenagens e sabores inéditos

A proposta deste ano é aproximar a música e a gastronomia e entre os destaques estão pratos que homenageiam grandes nomes da música nacional. Entre as criações, o “Bobó da Elza”, inspirado na cantora Elza Soares, e o “Filé à Zeca Pagodinho” trouxeram sabores autênticos e arrancaram elogios dos presentes. O presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Samir el Ghaoui, enfatizou o simbolismo dessa conexão: “O Petrópolis Gourmet é uma verdadeira celebração da nossa cultura, unindo o amor pela música e a paixão pela gastronomia em uma sinfonia de sabores.”


Sérgio Ricardo de Almeida, presidente da TurisRio, também reforçou a importância do festival para o turismo na região. “Eventos como o Petrópolis Gourmet reforçam a identidade cultural do nosso estado e enriquecem o turismo com experiências autênticas,” afirmou.


O Petrópolis Convention fez uma homenagem a Vera Oliveira, do Oliveiras da Serra, um  dos mais tradicionais estabelecimentos de culinária portuguesa na cidade e associada atuante do PC&VB e ex-diretora de Gastronomia da entidade. “Vera, que nos deixou recentemente, é um ícone para a gastronomia na cidade, um exemplo de pessoa e de empresária e que nos contagiava com sua alegria. Essa edição é dedicada a ela”, disse Samir el Ghaoui, entregando às filhas de Vera, Giuliana e Patrícia, prato alusivo do evento.



Expectativas para a temporada gastronômica

Com uma programação extensa, o Petrópolis Gourmet espera atrair um público diversificado, interessado em viver experiências únicas que combinam boa mesa e homenagens à música. “A ‘Sinfonia dos Sabores’ representa o que o turismo no Rio de Janeiro tem de melhor: diversidade, criatividade e hospitalidade,” destacou Guilherme Abreu, presidente da Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro.


Mucio Maffaciolli, diretor de Gastronomia do Petrópolis Convention, ressaltou o caráter inovador da edição: “Essa edição foi planejada com muito carinho e cuidado e a cada ano o festival cresce em qualidade. Chefs e restauranteurs entendem o que ele significa não apenas para a economia, mas para a cultura de Petrópolis”.


Paula Labaki, curadora gastronômica nesta edição, contou de sua alegria em assumir essa posição: “sou uma paulista que chegou no início do ano a Petrópolis e foi uma honra ser convidada para ser curadora desse baita festival que coloca a gastronomia no lugar que ela merece e que fomenta esse mercado, um dos mais importantes para a economia do país”.


A Secretária de Turismo, Silvia Guedon, celebrou o início do festival, destacando seu impacto para o setor turístico da cidade: “O Petrópolis Gourmet é um orgulho para a nossa cidade, trazendo visibilidade e fortalecendo a conexão entre cultura e turismo.” O vice-prefeito eleito, Albano Filho, Baninho, marcou presença assinalando o compromisso da nova gestão em apoiar o setor.


Com oficinas gastronômicas, agitos gourmet, aulas-show, mercado de produtores locais e apresentações musicais, a programação do festival promete movimentar a cidade nas próximas semanas. O Petrópolis Gourmet segue até o dia 24 de novembro, oferecendo um verdadeiro espetáculo de sabores e cultura para moradores e visitantes.

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE


 

PUBLICIDADE