A amamentação de bebês em Centros de Educação Infantil (CEIs) de Petrópolis foi destaque no livro “O Sus no território fluminense: A parceria do Cosems RJ e IdeiaSus Fiocruz”. A iniciativa faz parte do projeto “Amamenta Petrópolis” criado em 2020, a partir da Lei Municipal nº 8.029, de autoria do atual prefeito da cidade, Hingo Hammes, quando ainda era vereador.


“A lei surgiu quando tomei conhecimento da angústia das mães que precisavam voltar ao trabalho depois da licença maternidade e deixavam de amamentar seus filhos quando eram matriculados nos CEIs. Desta forma, conseguimos garantir a amamentação ou armazenamento do leite materno na própria creche”, explicou o prefeito Hingo Hammes.


O programa “Amamenta Petrópolis” garantiu treinamento aos profissionais dos Centros de Educação Infantil, seguindo as normas da ANVISA, para orientarem as mães sobre como poderiam se organizar e garantir a amamentação dos seus filhos. Desta forma, elas podem continuar amamentando seus filhos no local ou por meio de ordenha que é feita em ambiente adequado. O leite é armazenado com o nome do bebê, e depois é fornecido pelos próprios profissionais das creches.


O lançamento do livro foi nesta terça-feira (29) na sede da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz, no Rio de janeiro, e contou com a presença do secretário de Saúde, Luís Cruzick. As boas práticas foram apresentadas pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio De Janeiro (Cosems RJ) e apenas três iniciativas fluminenses foram selecionadas. Além de Petrópolis, participaram da publicação ações dos municípios de Carmo, na Região Serrana, e Volta Redonda, no Sul Fluminense.



“Eu fiquei muito feliz de estar presente nesse momento tão importante para a saúde pública de Petrópolis. A sensibilidade dos profissionais de saúde que ouviram os anseios das mães fez toda diferença e garantiu qualidade de vida para as nossas crianças”, comentou o Secretário de Saúde. 


O trabalho foi apresentado pela enfermeira Patrícia Santos, responsável do projeto, junto com a Área Técnica de Alimentação e Nutrição, e a Área Técnica de Saúde da Criança. O livro será distribuído para outros municípios e estará disponível em PDF na plataforma IdeiaSus.


No próximo dia 8 de maio o Centro Cultural Raul de Leoni vai abrigar um novo evento do “Amamenta Petrópolis”. Na oportunidade, será enfatizada a importância de promover ações de apoio à amamentação nas creches do município.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE