Mais de 80% dos brasileiros já
mantêm uma rotina de compras online, consolidando o comércio eletrônico como
hábito regular de consumo, mesmo fora de datas promocionais. É o que revela
o Relatório de Identidade e Fraude 2025, da Serasa Experian, parceira da
Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. Segundo o levantamento, apenas
18% dos consumidores não têm um padrão definido de compras digitais, enquanto
menos de 1% afirma não comprar nada pela internet.
Em Petrópolis, a Câmara de
Dirigentes Lojistas (CDL) acompanha de perto essa transformação nos hábitos de
consumo. “O varejo digital deixou de ser uma tendência e se tornou uma
realidade diária. Cada vez mais consumidores estão conectados, comprando de
tudo, de alimentos a eletrônicos. Mas esse cenário também exige
responsabilidade e atenção redobrada com a segurança”, afirma Claudio Mohammad,
presidente da entidade.
A pesquisa mostra que o
e-commerce é impulsionado, principalmente, por mulheres e pela Classe A. As
consumidoras lideram a aquisição de roupas, eletrônicos e itens de beleza, além
de serem mais ativas nas vendas online e nos pedidos de comida. Já a Classe A
destaca-se em segmentos como livros, música e mantimentos. A Classe C, embora
ainda com menor representatividade, começa a apresentar crescimento,
especialmente no consumo de conteúdos digitais.
Apesar do crescimento
consistente — inclusive em datas como o Dia das Mães, Black Friday e Natal — a
insegurança digital ainda é uma barreira. Quase metade dos entrevistados
(48,1%) afirmou já ter desistido de uma compra por não confiar no site ou
aplicativo.
“O desafio está em construir
um ambiente digital seguro e confiável para o consumidor. A reputação das
marcas está cada vez mais atrelada à proteção de dados e à experiência de
compra. Em Petrópolis, incentivamos os lojistas a buscarem ferramentas e capacitação
para atuar com solidez no meio digital, inclusive por meio de parcerias com
instituições como o Sebrae”, explica Mohammad.
A CDL Petrópolis reforça que o
comércio local precisa acompanhar essa evolução do comportamento do consumidor,
investindo em boas práticas digitais, atendimento qualificado e estratégias de
fidelização. “Há uma enorme oportunidade de crescimento para os pequenos e
médios negócios que se adaptarem bem ao universo online. E, mais do que vender,
é preciso gerar confiança”, analisa Cláudio Mohammad.
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