No próximo dia 13 de maio, terça-feira, o Instituto Caminho da Roça — organização da sociedade civil integrante do Comitê de Cultura do Rio de Janeiro, dentro do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) do Ministério da Cultura — promove uma ação especial em parceria com o Museu Casa de Santos Dumont, em Petrópolis, como parte da programação da 22ª Semana Nacional de Museus.


A ação contará com uma visita noturna guiada para jovens estudantes, com acompanhamento do setor educativo e da direção do museu. Após a visita, haverá um bate-papo para troca de experiências e reflexões sobre o papel dos museus na preservação da memória e na formação cidadã. A iniciativa busca aproximar os estudantes da história local e fortalecer seu protagonismo como agentes de transformação social.


Nas palavras do presidente do IMC, Adenilson Honorato, “a Casa de Santos Dumont é um dos patrimônios da nossa cidade. Não só por ser mais uma invenção do 'pai da aviação', do maior inventor do Brasil, mas também por ser o lugar que ele escolheu para chamar de lar. É um prazer receber o Instituto Caminho da Roça aqui, assim como tantas outras instituições e visitantes do mundo todo, que vem para conhecer esse patrimônio. Convido a todos para essa visita noturna, guiada, que valoriza a cultura do nosso município".


O Comitê de Cultura do Rio de Janeiro, vinculado ao PNCC, tem como missão ampliar o acesso às políticas públicas de cultura, estimulando a participação popular e fortalecendo a democracia cultural no âmbito do Sistema Nacional de Cultura (SNC).



Sobre o Museu Casa de Santos Dumont

Localizada no antigo Morro do Encanto, a casa foi projetada e construída por Alberto Santos Dumont para ser sua residência de verão, sendo carinhosamente apelidada de "A Encantada". A construção, em estilo chalé alpino francês, distribui-se em três pavimentos: uma oficina no térreo, sala de estar e jantar no segundo andar e, no último, escritório e dormitório.


Uma curiosidade marcante é que a residência não possuía cozinha — as refeições eram trazidas do Palace Hotel, atual sede da Universidade Católica de Petrópolis, próximo ao famoso Relógio das Flores. A casa foi tombada pelo IPHAN em 14 de julho de 1952, integrando hoje o Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.


O museu abriga um rico acervo de objetos pessoais, livros, cartas, mobiliário original e elementos icônicos como o inovador chuveiro criado por Santos Dumont e a peculiar escada em forma de raquete, que exige subir com o pé direito. No anexo, o Centro Cultural 14 Bis oferece acessibilidade, maquetes táteis e exibe um curta-metragem sobre a vida do inventor.


A preservação da Casa de Santos Dumont é um tributo ao espírito inventivo e à profunda brasilidade de seu criador, eternizando sua contribuição para a ciência, a cultura e a identidade nacional.


Data: 13/05/2025, terça-feira

Local: Museu Casa de Santos Dumont - Rua do Encanto, 22 – Centro, Petrópolis/RJ

Horário: 18h30 às 20h30

Entrada gratuita!

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE