FOTO: PIXABAY


Petrópolis tem quase 43 mil pessoas com mais de 65 anos, de acordo com o Censo Demográfico de 2022, o que significa que 15,3% da população da cidade é idosa. Esse números apontam para a necessidade da formulação de políticas para atender as demandas desse público. Por isso, a Prefeitura e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDPI) farão no próximo sábado (24/05) a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento acontece na Universidade Católica de Petrópolis (UCP) - Campus Benjamim Constant, das 08h às 17h.

 

"A população idosa da nossa cidade está crescendo e, com isso, temos novos desafios pela frente. É preciso ouvir essas pessoas para a construção de políticas voltadas para elas, e a Conferência tem esse papel fundamental de abrir esse espaço e colocar a pessoa idosa no foco do debate", destaca o prefeito Hingo Hammes.

 

A Conferência Municipal acontece sempre nos mesmos anos dos eventos nacional e estadual, a cada quatro anos. Em 2025, o encontro tem como tema o "Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação". Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Gabriela Falconi, esse tema é um convite à reflexão sobre como criar uma sociedade mais igualitária para a terceira idade.

 

"Esse tema é muito importante porque a população está envelhecendo e é necessário que tenham protagonismo. É fácil para pessoas de outras idades apontar erros ou dizer o que é preciso pela pessoa idosa, mas é necessário sobretudo dar voz, incentivar que participem da construção das políticas para eles, é importante que se apropriem disso. Assim como também é importante a participação das famílias. É preciso frisar que nós temos que criar pontes entre os mais jovens e a pessoa idosa, quem vai isso é a família", diz.

 

A participação na Conferência é gratuita e o credenciamento será feito no local. O evento terá uma apresentação do Coral Pró-Tempore e também a eleição dos delegados que vão representar a cidade na Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que acontece em agosto. A coordenadora de extensão do Núcleo do Envelhecimento Humano da Uerj, Sandra Rabello, fará uma palestra sobre o assunto e também vai mediar a discussão dos eixos da Conferência.

 

Os debates serão centrados em cinco eixos: Financiamento das Políticas Públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; Fortalecimento das Políticas para a proteção à vida, à saúde e ao acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; Proteção e Enfrentamento a todas as formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa; Participação Social, Protagonismo e Vida Comunitária na perspectiva das múltiplas velhices; e Consolidação e Fortalecimento da atuação dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa como Política do Estado Brasileiro.

 


Serviço

4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Data: 24/05 (sábado)

Horário: 08h às 17h

Local: Universidade Católica de Petrópolis (UCP) - Campus Benjamim Constant

Endereço: Rua Benjamim Constant, 213 - Centro

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE