Foi sancionada a Lei nº 9.027, de autoria do vereador Gil Magno, que institui o Dia do Montanhismo Petropolitano, a ser comemorado anualmente no dia 28 de junho, data que agora passa a integrar oficialmente o Calendário de Eventos do Município de Petrópolis.
A escolha da data homenageia a fundação do Centro Excursionista Petropolitano (CEP) em 28 de junho de 1931. Ainda que sua existência tenha sido interrompida em 1939, o legado do CEP segue vivo na cultura local, especialmente entre as atuais comunidades e praticantes de montanhismo da cidade.
O objetivo da nova lei é reconhecer a importância histórica, esportiva, ambiental e turística do montanhismo em Petrópolis, promovendo ações educativas, de manejo de trilhas e preservação ambiental, em conformidade com legislações já existentes (Leis Municipais nº 7.478/2016, 8.065/2020 e 8.394/2022). A iniciativa também estimula a produção de materiais educativos e informativos, como guias e folhetos, voltados à difusão das boas práticas recomendadas pela Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME).
Com rica geografia e ampla oferta de trilhas e áreas de escalada, Petrópolis é referência nacional no esporte. Além disso, desde junho de 2022, por meio do Decreto nº 130, o montanhismo foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Município, reforçando sua relevância para a identidade petropolitana.
Para o vereador Gil Magno, a sanção da lei é um passo importante para fortalecer políticas públicas voltadas à valorização do esporte, da cultura e do meio ambiente. _“O montanhismo representa a união do ser humano com a natureza. É uma prática que inspira respeito ao meio ambiente, responsabilidade e consciência ecológica. Celebrar essa tradição é também reafirmar o compromisso de Petrópolis com a sustentabilidade e o turismo responsável”_, afirmou.
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.