Cerca de 100 estudantes, profissionais
da rede municipal de ensino e famílias participaram da cerimônia de entrega da
primeira edição do Prêmio Jabuti Zinho, em Petrópolis, voltado a Educação Infantil da rede
municipal, que aconteceu nesta sexta-feira (06/06), na Casa da Educação
Visconde de Mauá. A iniciativa, promovida pela Prefeitura, teve como objetivo
valorizar a criatividade e estimular o hábito da leitura entre as crianças.
Os trabalhos feitos pelos
estudantes passaram por uma votação online no site da Prefeitura. Ao todo,
2.274 pessoas participaram da escolha. O primeiro lugar ficou a obra “Esconde
Esconde na Floresta”, do CEI Chiquinha Rolla, com 1.204 votos. O segundo
colocado foi o CEI Lota Macedo de Soares, com o livro “Um presente para cada
animal”, que recebeu 868 votos. Em terceiro lugar ficou a Escola Municipal
Félix Van Erven de Barros, autora do título “A Ovelha Titi”, com 202 votos.
A seleção dos trabalhos
finalistas foi feita a partir de uma triagem que escolheu dez produções entre
os livros inscritos. Esses dez finalistas foram disponibilizados para leitura
online, e a comunidade escolar foi convidada a votar na história preferida. A
ação teve como proposta reconhecer os talentos infantis e fortalecer o vínculo
entre escola, família e cultura literária.
“A votação aberta à população
foi uma forma democrática de envolver a comunidade nesse movimento de
valorização da educação desde a infância”, afirmou o vice-prefeito Albano Filho
Baninho, que representou o prefeito Hingo Hammes na cerimônia.
A secretária de Educação, Ana
Carolina Kapler, reforçou que o concurso amplia o acesso das crianças à
produção literária desde cedo. “Esse tipo de iniciativa contribui para formar
leitores, desenvolver linguagem e ampliar o repertório das crianças,
respeitando a singularidade da Educação Infantil”, disse.
Para a chefe do Departamento
de Educação Infantil, Marcela de Castro Alves, o Jabuti Zinho simboliza um
esforço coletivo das unidades escolares. “As produções refletem o trabalho
pedagógico e o envolvimento das crianças com os projetos de leitura. A
premiação é um reconhecimento, mas o processo é o que mais importa”, concluiu.
As três obras vencedoras foram
apresentadas em versão impressa, e tanto os alunos quanto os profissionais das
escolas receberam medalhas em reconhecimento à participação. A primeira edição
do prêmio deve ser incorporada ao calendário pedagógico do município.
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