A UNITA – Unidos por Itaipava,
associação de moradores e empreendedores da localidade. deu um importante passo
para apoiar o desenvolvimento do distrito, aumentando a eficácia do tráfego, a
organização viária e a segurança de pedestres, motoristas e ciclistas na
região. A entidade finalizou o estudo de mobilidade urbana para o “centro
comercial de Itaipava — fruto de um trabalho coletivo realizado pelo seu grupo
técnico — que será apresentado às autoridades como uma reivindicação da
sociedade civil junto ao poder municipal, ao governo do Estado, ao
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e à nova
concessionária da BR-040.
O estudo propõe três
intervenções principais: a melhoria do Trevo de Bonsucesso, aumentando a
organização do tráfego separando o fluxo em direção à Itaipava e Nogueira; a
criação de um novo acesso junto ao terminal urbano, que permitirá uma saída
alternativa para a rodovia que leva a Teresópolis (prevista na nova concessão
da BR- 040) e a duplicação de todo o trecho da União Indústria no “miolo” do
polo comercial de Itaipava, aumentando a vazão nas horas de pico por meio de um
sistema binário que permitirá que os fluxos de tráfego se separem.
“Este trabalho é fruto de um
amplo debate junto às comunidades, empreendedores, moradores, motoristas,
ciclistas, poder púbico e outros agentes envolvidos nas transformações do
espaço. Com ele, serão possíveis melhorias que vêm sendo aguardadas pelos
moradores e pelo comércio de Itaipava, aumentando tanto a fluidez do tráfego
quanto a segurança nas travessias de pedestres e o conforto para todos que vêm
ao distrito”, aponta o presidente da entidade, Alexandre Plantz.
“O que propomos é fruto de um
trabalho maduro, fruto de escuta junto às comunidades envolvidas”, acrescenta o
secretário da Unita, Fabrício Santos. “Com essa organização, eliminamos
gargalos, aumentamos a eficácia, melhoramos a organização do tráfego,
aumentando também a velocidade média na via, a mobilidade das empresas, o
acesso às escolas, o ir e vir de moradores e visitantes”, afirma. Fabrício
Santos enfatiza ainda que o estudo respeita o ambiente construído, sendo
realizado de forma a minimizar o número de desapropriações e a execução de
grandes intervenções na área. “Buscamos soluções que estão ao nosso alcance, que
a nova concessionária da rodovia já é obrigada a implementar, junto às
responsabilidades que vêm sendo exigidas pelo poder concedente, a ANTT”,
reforça o secretário da entidade.
O presidente da Unita,
ressalta a parceria na formulação do estudo: “reunimos uma equipe técnica
formada por engenheiros e arquitetos - Zinho Martinho, Guilherme Lima,
Raquel Kling e Débora Rovigati - que se debruçou nas demandas do tráfego
para encontrar caminhos compartilhados, que beneficiem tanto o desenvolvimento comercial
quanto o interesse coletivo. A proposta revela como é possível atender às
necessidades de todos, aumentando a eficácia na mobilidade, enquanto se evita
um grande impacto nas construções já presentes, nas calçadas, nas faixas de
pedestres e nas redes de serviço”, afirma Plantz.
Dois acessos em suas
extremidades para aumentar a mobilidade e binários no “miolo”
O projeto conduzido pelo grupo
técnico da Unita dota o centro comercial de Itaipava de dois acessos
independentes em suas extremidades. No trecho 1, que se estende do Trevo
de Bonsucesso até o retorno em frente ao Fórum — o tráfego já se beneficia da
duplicação das pistas, sendo necessárias apenas melhorias na organização do
espaço, como a criação de faixas de pedestres, a instalação de mobiliário urbano,
a adequação das calçadas e a sinalização, aumentando a segurança de pedestres e
motoristas. Neste perímetro, o grupo prevê a nova Ponte do Horto, com
ligação com a Rua Agante Moço (via atrás do Parque de Exposições) e que será um
elo importante nessa organização. Na outra ponta, o acesso vindo da BR-040, o
novo acesso, por meio de uma “ponte” próxima ao terminal de Itaipava ligando a
BR-040 à Estrada Philúvio Cerqueira, eliminando a atual rotatória na altura do
Bramil.
No “miolo”, o trajeto do Fórum
até o Shopping Estação Locanda, receberá um circuito binário que permitirá
maior vazão de veículos, principalmente nas proximidades do Parque de
Exposições de Itaipava — onde estão concentrados empreendimentos comerciais de
maior porte.
Com essa nova organização
viária, serão eliminados congestionamentos recorrentes, aumentando a velocidade
do tráfego nas horas de pico, aumentando a eficácia na chegada às empresas, nas
compras, nas atividades de ensino, nas consultas, nas festividades e nas
atrações turísticas presentes na região. “Vamos apresentar os estudos a todos
que podem abraçar o projeto e colocar em prática apostando na possibilidade de
dar um salto de qualidade na mobilidade, aumentando o bem-estar de todos que
vivem e frequentam Itaipava”, aponta Alexandre Plantz.
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