A UNITA – Unidos por Itaipava, associação de moradores e empreendedores da localidade. deu um importante passo para apoiar o desenvolvimento do distrito, aumentando a eficácia do tráfego, a organização viária e a segurança de pedestres, motoristas e ciclistas na região. A entidade finalizou o estudo de mobilidade urbana para o “centro comercial de Itaipava — fruto de um trabalho coletivo realizado pelo seu grupo técnico — que será apresentado às autoridades como uma reivindicação da sociedade civil junto ao poder municipal, ao governo do Estado,  ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e à nova concessionária da BR-040.


O estudo propõe três intervenções principais: a melhoria do Trevo de Bonsucesso, aumentando a organização do tráfego separando o fluxo em direção à Itaipava e Nogueira; a criação de um novo acesso junto ao terminal urbano, que permitirá uma saída alternativa para a rodovia que leva a Teresópolis (prevista na nova concessão da BR- 040) e a duplicação de todo o trecho da União Indústria no “miolo” do polo comercial de Itaipava, aumentando a vazão nas horas de pico por meio de um sistema binário que permitirá que os fluxos de tráfego se separem.


“Este trabalho é fruto de um amplo debate junto às comunidades, empreendedores, moradores, motoristas, ciclistas, poder púbico e outros agentes envolvidos nas transformações do espaço. Com ele, serão possíveis melhorias que vêm sendo aguardadas pelos moradores e pelo comércio de Itaipava, aumentando tanto a fluidez do tráfego quanto a segurança nas travessias de pedestres e o conforto para todos que vêm ao distrito”, aponta o presidente da entidade, Alexandre Plantz.


“O que propomos é fruto de um trabalho maduro, fruto de escuta junto às comunidades envolvidas”, acrescenta o secretário da Unita, Fabrício Santos. “Com essa organização, eliminamos gargalos, aumentamos a eficácia, melhoramos a organização do tráfego, aumentando também a velocidade média na via, a mobilidade das empresas, o acesso às escolas, o ir e vir de moradores e visitantes”, afirma. Fabrício Santos enfatiza ainda que o estudo respeita o ambiente construído, sendo realizado de forma a minimizar o número de desapropriações e a execução de grandes intervenções na área. “Buscamos soluções que estão ao nosso alcance, que a nova concessionária da rodovia já é obrigada a implementar, junto às responsabilidades que vêm sendo exigidas pelo poder concedente, a ANTT”, reforça o secretário da entidade.


O presidente da Unita, ressalta a parceria na formulação do estudo: “reunimos uma equipe técnica formada por engenheiros e arquitetos -  Zinho Martinho, Guilherme Lima, Raquel Kling e Débora Rovigati -  que se debruçou nas demandas do tráfego para encontrar caminhos compartilhados, que beneficiem tanto o desenvolvimento comercial quanto o interesse coletivo. A proposta revela como é possível atender às necessidades de todos, aumentando a eficácia na mobilidade, enquanto se evita um grande impacto nas construções já presentes, nas calçadas, nas faixas de pedestres e nas redes de serviço”, afirma Plantz.

 

Dois acessos em suas extremidades para aumentar a mobilidade e binários no “miolo”


O projeto conduzido pelo grupo técnico da Unita dota o centro comercial de Itaipava de dois acessos independentes em suas extremidades. No trecho 1,  que se estende do Trevo de Bonsucesso até o retorno em frente ao Fórum — o tráfego já se beneficia da duplicação das pistas, sendo necessárias apenas melhorias na organização do espaço, como a criação de faixas de pedestres, a instalação de mobiliário urbano, a adequação das calçadas e a sinalização, aumentando a segurança de pedestres e motoristas.  Neste perímetro, o grupo prevê a nova Ponte do Horto, com ligação com a Rua Agante Moço (via atrás do Parque de Exposições) e que será um elo importante nessa organização. Na outra ponta, o acesso vindo da BR-040, o novo acesso, por meio de uma “ponte” próxima ao terminal de Itaipava ligando a BR-040 à Estrada Philúvio Cerqueira, eliminando a atual rotatória na altura do Bramil.


No “miolo”, o trajeto do Fórum até o Shopping Estação Locanda, receberá um circuito binário que permitirá maior vazão de veículos, principalmente nas proximidades do Parque de Exposições de Itaipava — onde estão concentrados empreendimentos comerciais de maior porte.


Com essa nova organização viária, serão eliminados congestionamentos recorrentes, aumentando a velocidade do tráfego nas horas de pico, aumentando a eficácia na chegada às empresas, nas compras, nas atividades de ensino, nas consultas, nas festividades e nas atrações turísticas presentes na região. “Vamos apresentar os estudos a todos que podem abraçar o projeto e colocar em prática apostando na possibilidade de dar um salto de qualidade na mobilidade, aumentando o bem-estar de todos que vivem e frequentam Itaipava”, aponta Alexandre Plantz.

 

 

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