Cinco alunos do curso de
Licenciatura em Física do Cefet/RJ Petrópolis tiveram seu artigo aceito no XI
Congreso Internacional sobre Formación de Professores de Ciencias (CIFPC). O
evento, que acontecerá pela primeira vez no Brasil, será realizado entre os
dias 8 e 10 de outubro no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
do Ceará (IFCE), em Fortaleza.
Intitulado "Avaliação em
atividades que envolvem questões sociocientíficas: uma revisão da literatura”,
o trabalho tem como autores os discentes Evelin Fonseca, Erick Kraes, João
Carlos Coelho, Juliana Medeiros e Wesley Lima. A orientação é do professor João
Paulo Fernandes.
A estudante Juliana Medeiros
declarou que o grupo está muito feliz e orgulhoso de poder contribuir para a
discussão sobre a formação de professores de Ciências e que ter o artigo
apresentado em um congresso internacional representa a concretização de muito
trabalho, estudo e esforços ao longo dos anos.
“A construção e aprovação
desse trabalho é fruto dos aprendizados adquiridos ao longo de nosso processo
de formação no Cefet/ RJ. Desde o início da graduação, somos rodeados de
ensinamentos e discussões que fomentam a importância da pesquisa em um processo
de reflexão e aprimoramento da prática docente. Desse modo, compreendemos a
importância da aprovação desse trabalho em nosso processo de formação como
resultado da trajetória que tivemos até aqui”, destacou Juliana.
Desde a aprovação, os
estudantes estão mobilizados em busca de verba para viabilizar a viagem e a
participação no congresso. O grupo criou um perfil nas redes sociais para
realizar uma vaquinha on-line. Os interessados em contribuir devem acessar
www.instagram.com/vaquinhacientifica/.
O CIFPC é referência acadêmica
nos países latino-americanos na área de investigação didática e educação em
Ciências. Depois de 20 anos de realização ininterrupta, a edição de 2025 é a
primeira que será realizada fora da Colômbia. A temática do evento neste ano é
“Formação política de professores de Ciências diante dos desafios atuais”.
Sobre o artigo
O trabalho investigou os
processos avaliativos de atividades que envolvem as Questões Sociocientíficas
(QSC), que são problemas ou situações complexas ou controversas que podem ser
utilizadas para abordar determinados temas no ensino de ciências. A pesquisa
fez uma revisão na literatura brasileira, através do portal de periódicos da
Capes, e encontrou poucos artigos que tratam de avaliação ao abordar QSCs.
“Atividades que envolvem QSC,
quando realizadas em sala de aula, geralmente tem processos avaliativos pouco
definidos, com critérios subjetivos. Ao verificar a ausência de critérios mais
claros para avaliar os estudantes, percebemos que esse tema deve ser mais estudado
pela comunidade científica, com o intuito de sistematizar as atividades
avaliativas quando abordagem das QSCs são utilizadas”, explicou Juliana
Medeiros.
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