A música clássica será novamente protagonista em Petrópolis com a chegada da 23ª edição do Festival de Inverno, de 18 a 27 de julho. Com entrada gratuita e programação voltada à excelência artística, o evento ocupa locais históricos da cidade com recitais e concertos que integram arte, tradição e memória.


A abertura será no dia 18, sexta-feira, às 19h, na Catedral São Pedro de Alcântara. No palco, a Camerata da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, sob regência do maestro Eliseu Moreira, apresenta obras de Mozart, Grieg, Vivaldi e Holst.




O Museu Imperial, palco tradicional do festival, mantém as séries “Concertos ao Meio-Dia” e “Concertos à Luz de Velas”, com apresentações de música de câmara e recitais que envolvem o público em uma atmosfera de contemplação e refinamento. Estão confirmadas atrações como o Quarteto da Guanabara, o violinista Daniel Guedes acompanhado da pianista Marina Spoladore, além de nomes como Patrícia Glatzl, Silas Barbosa, Daniel Burlet, Trio Portato, Hugo Pilger & Tibor Fittel, Ensemble Phoenix, Quinteto Guanabara e Duo Cecatto & Béchemin.


Dois espaços importantes da cidade passam a integrar a programação com a estreia da série “Festival nas Casas Históricas”: a Casa Stefan Zweig e o Museu Casa de Santos Dumont recebem, aos sábados e domingos, concertos com atmosfera intimista. O público poderá apreciar apresentações de conjuntos consagrados como o Duo Santoro, Duo Gerk & Lima, Trio Minuetto e Duo Prevato & Do Carmo.


Daniel Guedes acompanhado da pianista Marina Spoladore


O encerramento do festival acontece no Palácio de Cristal com a Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, sob a regência de Daniel Oliveira. O concerto presta homenagem à fundadora da Sociedade Artística Villa-Lobos, que por décadas contribuiu com a formação de novos talentos em Petrópolis.


Todos os eventos têm entrada gratuita, mediante doação de itens de higiene e limpeza para a “Campanha da Solidariedade”. Os ingressos devem ser reservados pelo site.


Duo Santoro

Realizado pelo Instituto Dell’Arte com apoio da Prefeitura de Petrópolis, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, FUNARJ e instituições culturais parceiras, o Festival de Inverno segue como um dos mais importantes encontros de música clássica do país, reunindo artistas consagrados e novos talentos em uma programação que valoriza a cultura e o patrimônio da cidade.

 



Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE