O Projeto Conexão Verde em parceria com Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Defesa Civil Municipal e o Instituto Estadual do Ambiente(INEA) iniciou neste mês de o julho uma importante ação de prevenção a incêndios florestais em Petrópolis, com treinamentos práticos e teóricos voltados para civis — entre funcionários e moradores de grandes condomínios da região.


A primeira capacitação foi realizada com moradores e colaboradores dos condomínios Mondesir Golf Club, Vale do Pinhal, Vale do Barão e Paddock. O objetivo é preparar voluntários para o primeiro combate a incêndios, especialmente durante o período de seca, quando o risco de queimadas é maior e o fogo se alastra com mais facilidade.


“A intenção desse treinamento de combate a incêndios voltado para os condomínios da região é unir forças e deixar as pessoas preparadas para realizar um primeiro atendimento. Isso pode fazer toda a diferença para evitar que o fogo ganhe proporções maiores”, explica César Magno, gestor da Opensat e idealizador do Projeto Conexão Verde, que tem um recebido imprescindível apoio destas importantes instituições das esferas municipal, estadual e federal.


A capacitação contou com uma parte teórica, que abordou os cuidados necessários e a forma correta de agir diante de focos de fogo, e uma parte prática, em campo, com simulações de combate direto. Os órgãos realizaram um levantamento prévio nas áreas atendidas para mapear estruturas que podem auxiliar no enfrentamento, como lagos, fontes de água e acessos viários.


“Foi feito um diagnóstico dos condomínios e identificadas as necessidades específicas de cada um. É muito importante que as pessoas tenham noção de como combater o fogo de forma segura, e principalmente, a como evitá-lo. Mesmo que as equipes oficiais sejam acionadas, esse primeiro atendimento pode ser decisivo para proteger vidas, residências e o meio ambiente”, completa César.


Os dados reforçam a urgência da ação: somente em 2024, já foram registrados mais de 376 focos de incêndio em Petrópolis, sendo quatro apenas no condomínio Vale do Barão. Entre 2023 e 2024, o aumento dos registros de queimadas foi de 136%.


O treinamento será expandido para outras localidades do terceiro distrito, como Secretário, Pedro do Rio, Itaipava e Posse. Mais de dez condomínios já demonstraram interesse em receber a capacitação.


O gestor da Opensat reforça a importância da prevenção diante das mudanças climáticas e do avanço das áreas urbanas sobre o entorno florestal. “Temos que nos preocupar com os problemas antes que eles cheguem. Durante a estiagem, qualquer descuido pode gerar grandes incêndios que se espalham rapidamente e comprometem toda a biodiversidade da região”, alerta César Magno.


Siga-nos nas mídias sociais para conferir outros conteúdos exclusivos! Estamos no Instagram, no FacebookX e no YouTube!


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem