O projeto social Pequena Tribo terá uma sede própria em Petrópolis. A novidade marca uma nova fase da iniciativa, que, até então, funcionava apenas com núcleos dentro de escolas públicas da cidade. Com o novo prédio, 90 crianças do Vale do Carangola vão poder se beneficiar das oficinas da Pequena Tribo, que possui uma metodologia inovadora de aulas extracurriculares. A cada semestre, as crianças aprendem sobre o resgate de uma cultura ancestral, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades socioemocionais por meio de vivências lúdicas e sensoriais. As matrículas já estão abertas.

 

O novo núcleo do projeto está sendo instalado em um imóvel recém-adquirido pela organização Vishva Vidya, na Rua Waldemar Vieira Afonso, no Vale do Carangola, em Petrópolis. O prédio está em reforma e será totalmente mobiliado para receber os alunos com segurança, conforto e cuidado. As aulas terão início já em agosto com turmas no contraturno escolar. Serão 90 vagas destinadas a crianças de 6 a 10 anos matriculadas em escolas municipais próximas à região: 60 no turno da manhã e outras 30 para o período da tarde.

 

Esse novo núcleo se soma às duas turmas do projeto educacional que já funcionam na Escola Paroquial São Francisco de Assis, no bairro Bela Vista, no Itamarati. Com isso, as crianças do Vale do Carangola agora se unem a outros 70 meninos e meninas que já fazem parte da metodologia da Pequena Tribo em Petrópolis.


“Essa é uma conquista muito importante. A sede própria vai nos permitir ampliar o alcance do projeto e aprofundar ainda mais as experiências com as crianças. Estamos preparando um espaço bonito, acolhedor e estruturado para que elas possam vivenciar tudo que a Pequena Tribo oferece com liberdade e segurança”, afirma Rodrigo Ribas, coordenador do projeto.



As oficinas oferecidas seguem uma metodologia que une práticas como respiração consciente, ritmo e movimento, vivências sonoras com a contação de histórias inspiradas na sabedoria ancestral de diferentes povos. O objetivo é, além de trazer o conhecimento de culturas originárias, desenvolver o autoconhecimento, a criatividade, a empatia e a inteligência emocional desde a infância.


 
Para Jonas Masetti, idealizador do projeto e professor tradicional de Vedanta, essa expansão tem um significado especial. “A Organização Vishva Vidya tem um compromisso profundo com a comunidade local. Levar a Pequena Tribo para dentro de um bairro como o Vale do Carangola é um passo importante no nosso propósito de transformar realidades por meio da educação, da cultura ancestral e da reconexão com valores essenciais para o ser humano”, apontou.




Com a aquisição da sede própria, a Pequena Tribo amplia sua atuação e reforça seu papel como projeto transformador dentro da educação não formal em Petrópolis. Totalmente financiado pela Organização Vishva Vidya, o projeto oferece todas as atividades gratuitamente para as famílias.



As inscrições para as turmas do núcleo Vale do Carangola já estão abertas e os responsáveis podem procurar a equipe do projeto na nova sede, que fica na Rua Waldemar Vieira Afonso, n°19, no prédio amarelo do antigo CRAS. Para mais informações, acesse também o Instagram @pequenatribo.

 

Serviço:

Matrículas abertas no Vale do Carangola para Pequena Tribo (contraturno escolar)

90 vagas

Endereço: Rua Waldemar Vieira Afonso, n°19 – Referência: prédio amarelo (antigo CRAS)


Siga-nos nas mídias sociais para conferir outros conteúdos exclusivos! Estamos no Instagram, no FacebookX e no YouTube!

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem