Entre janeiro e maio de 2025, o Rio de Janeiro recebeu 4,9 milhões de turistas brasileiros, um aumento de 16,3% frente a 2024, gerando significativa movimentação econômica. No mesmo período, o turismo internacional acumulou 901.991 visitantes, alta de 52% em relação ao ano anterior. Esse crescimento robusto do turismo interno e externo reforça o cenário favorável para a realização do 7° Congresso Estadual Empresarial de Turismo, dias 16 e 17 de julho, no Rio, organizado pela Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro (FC&VB-RJ).  O Petrópolis Convention marca presença no evento em sintonia com o anseio de aumentar o número de dois milhões de visitantes que a cidade recebe anualmente, incluindo 130 mil estrangeiros.


O evento, no Centro de Convenções & Hotéis Windsor, na Barra da Tijuca, em parceria inédita com a Equipotel — maior feira do setor de hospitalidade do Brasil — promete reunir lideranças empresariais, gestores públicos e especialistas de renome nacional e internacional.


As inscrições são gratuitas e já estão abertas pelo site da Federação. A programação inclui painéis sobre temas estratégicos, como turismo esportivo, gastronomia como vetor de atração turística e o crescimento do turismo de luxo. A ideia é promover o compartilhamento de experiências e apresentar soluções práticas e inovadoras para o desenvolvimento sustentável do setor.


“O 7º Congresso Estadual Empresarial de Turismo representa muito mais que um evento setorial. É um movimento de articulação e mobilização em prol do desenvolvimento econômico, social e cultural dos municípios fluminenses, tendo o Turismo como vetor estratégico”, afirma o presidente da FC&VB-RJ, Guilherme Abreu.


Guilherme Abreu - presidente do FCVB 


Para Marco Muller, diretor executivo do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, o congresso vai ao encontro dos esforços que vêm sendo realizados pela entidade na cidade. “Temos trabalhado com foco na capacitação, na valorização dos atrativos locais e na diversificação da oferta turística de Petrópolis. Estar presente em um evento desse porte permite fortalecer nossa rede de contatos, absorver boas práticas e ampliar a visibilidade do destino”, destaca.


O executivo também aponta a importância da programação para além do networking: “As discussões sobre turismo gastronômico, esportivo e de luxo têm total sinergia com o que temos desenvolvido em Petrópolis. A cidade tem vocação para esses segmentos e estamos preparados para crescer ainda mais com base nesses pilares”, diz Muller.


A Federação reúne hoje 22 Conventions & Visitors Bureaux que representam 37 cidades turísticas do estado do Rio de Janeiro. Entre suas atribuições estão a promoção de destinos, a capacitação do trade, o fomento e a captação de eventos, além da interlocução entre o setor público e a iniciativa privada.

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE