Entre janeiro e maio de 2025, o Rio de Janeiro recebeu 4,9 milhões de
turistas brasileiros, um aumento de 16,3% frente a 2024, gerando significativa
movimentação econômica. No mesmo período, o turismo internacional acumulou
901.991 visitantes, alta de 52% em relação ao ano anterior. Esse crescimento
robusto do turismo interno e externo reforça o cenário favorável para a
realização do 7° Congresso Estadual Empresarial de Turismo, dias 16 e 17 de
julho, no Rio, organizado pela Federação de Convention & Visitors Bureaux
do Estado do Rio de Janeiro (FC&VB-RJ). O Petrópolis Convention marca
presença no evento em sintonia com o anseio de aumentar o número de dois
milhões de visitantes que a cidade recebe anualmente, incluindo 130 mil
estrangeiros.
O evento, no Centro de Convenções & Hotéis Windsor, na Barra da
Tijuca, em parceria inédita com a Equipotel — maior feira do setor de
hospitalidade do Brasil — promete reunir lideranças empresariais, gestores
públicos e especialistas de renome nacional e internacional.
As inscrições são gratuitas e já estão abertas pelo site da Federação. A programação inclui
painéis sobre temas estratégicos, como turismo esportivo, gastronomia como
vetor de atração turística e o crescimento do turismo de luxo. A ideia é
promover o compartilhamento de experiências e apresentar soluções práticas e
inovadoras para o desenvolvimento sustentável do setor.
“O 7º Congresso Estadual Empresarial de Turismo representa muito mais que um evento setorial. É um movimento de articulação e mobilização em prol do desenvolvimento econômico, social e cultural dos municípios fluminenses, tendo o Turismo como vetor estratégico”, afirma o presidente da FC&VB-RJ, Guilherme Abreu.
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Guilherme Abreu - presidente do FCVB |
Para Marco Muller, diretor executivo do Petrópolis Convention &
Visitors Bureau, o congresso vai ao encontro dos esforços que vêm sendo
realizados pela entidade na cidade. “Temos trabalhado com foco na capacitação,
na valorização dos atrativos locais e na diversificação da oferta turística de
Petrópolis. Estar presente em um evento desse porte permite fortalecer nossa
rede de contatos, absorver boas práticas e ampliar a visibilidade do destino”,
destaca.
O executivo também aponta a importância da programação para além do
networking: “As discussões sobre turismo gastronômico, esportivo e de luxo têm
total sinergia com o que temos desenvolvido em Petrópolis. A cidade tem vocação
para esses segmentos e estamos preparados para crescer ainda mais com base
nesses pilares”, diz Muller.
A Federação reúne hoje 22 Conventions & Visitors Bureaux que
representam 37 cidades turísticas do estado do Rio de Janeiro. Entre suas
atribuições estão a promoção de destinos, a capacitação do trade, o fomento e a
captação de eventos, além da interlocução entre o setor público e a iniciativa
privada.
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