O Teatro Imperial dá início ao projeto “Ler em Cena – Leituras Dramatizadas de Teatro”, reunindo grupos, companhias e estudantes de teatro de Petrópolis em uma proposta centrada na força da interpretação. Entre os meses de julho e agosto, serão realizados dez encontros gratuitos, sempre às 19h30.
A estreia será nesta quarta-feira (9), com a Satura Companhia de Teatro apresentando “Desencantos”, de Machado de Assis. Já na quinta (10), o Grupo Teatral Aí sobe ao palco com “O Conto da Ilha Desconhecida”, de José Saramago, com atuação de Pita Cavalcanti e Sylvio Costa Filho.
Voltado à valorização da dramaturgia, o projeto propõe uma experiência intimista, em que texto e atuação ganham protagonismo, sem o apoio de figurinos ou cenários. As leituras podem ser de obras clássicas ou autorais, e visam estimular o intercâmbio entre artistas locais, além de incentivar o teatro amador e profissional na cidade.
A primeira noite contará com os atores Fábio Branco, Christiane Carvalho e Fred Justen, que também assina a direção. O texto, ambientado na cidade imperial, apresenta um drama machadiano sobre escolhas, desejos e obrigações — temas ainda tão atuais.
As apresentações têm entrada gratuita, mediante inscrição pelo e-mail teatroimperialrj@gmail.com, com envio do material da leitura para avaliação. Cada sessão deve ter, no mínimo, 50 minutos de duração.
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.