Um dos maiores eventos de tecnologia, negócios e sustentabilidade da América Latina acontece entre os dias 12 e 15 de agosto no Pier Mauá, no Rio de Janeiro, reunindo grandes nomes da inovação. A Associação Comercial e Empresarial de Petrópolis (ACEP) participa da programação em três temas estratégico com o diretor de Inovação e Novos Negócios Roberto Musser.

 

O Píer Mauá se transforma mais uma vez, em um grande centro de inovação, negócios e tecnologia com a realização do Rio Innovation Week 2025. O evento, considerado o maior hub de inovação da América Latina, promete reunir mais de 500 palestrantes, 1.500 startups, 200 expositores e diferentes temáticas com foco em áreas como inteligência artificial, educação, energia, sustentabilidade, saúde, agronegócio, varejo e governo digital.

 

Com uma programação diversificada, o Rio Innovation Week promove um ambiente único para a troca de experiências, fechamento de negócios e apresentação de tendências tecnológicas que estão transformando o mundo. Entre os principais nomes confirmados na edição deste ano, estão personalidades como Steve Wozniak (cofundador da Apple), Viviane Senna (presidente do Instituto Ayrton Senna), Camila Farani (investidora e empreendedora), e Daniela Braun (especialista em transformação digital), entre outros.

 

Petrópolis estará representada no evento pela Associação Comercial e Empresarial de Petrópolis (ACEP), com a participação de Roberto Musser, diretor de Inovação e Novos Negócios da entidade. No dia da abertura do evento, 12 de agosto, Roberto Musser participará de três painéis temáticos distintos em áreas estratégicas para o futuro da inovação no Brasil.

 

A primeira participação será no armazém 4 ou 5, ainda a definir, com a apresentação do BCPetro - Bolsa de Carbono de Petrópolis, projeto aprovado no edital de fomento FAPERJ Hub de Inovação, cujo objetivo é “Energia para transformar o amanhã; Sustentabilidade para gerar resultados hoje”, como destaca Roberto Musser, e que conta com o apoio da Acep.

 

Na sequência a participação será no palco 26, com o tema “A IA transformando a Educação: o presente e um novo futuro”, onde Roberto Musser debaterá os impactos da inteligência artificial no sistema educacional. O tema do painel vai além de plataformas tecnológicas e ferramentas digitais, abordando a transformação no papel dos professores, nos métodos de aprendizagem e no próprio conceito de escola. O painel contará ainda com especialistas em educação e tecnologia, promovendo uma reflexão sobre o presente e o futuro das salas de aula.

 

O último tema estratégico para a infraestrutura do Brasil, acontecerá no espaço Energy Hub, onde Roberto Musser abordará uma nova perspectiva para o futuro do setor energético no Brasil, com o tema “Cibersegurança em Infraestruturas Críticas: Riscos e proteção no ambiente digital das empresas de energia”, reforçando a importância de estratégias robustas de segurança digital frente aos crescentes desafios enfrentados por empresas do setor energético.

 

“É fantástico o que se pode realizar quando encontramos pessoas com propósito. A ACEP consegue em pouco tempo uma posição de destaque no cenário local, regional e, agora, nacional. Faço parte de uma equipe, que com união da Diretoria e seus colaboradores, fazem coisas incríveis! Participar de um evento desta importância demonstra que somos um jovem de 90 anos, com uma alta capacidade de inovação e reinvenção. Continuaremos evoluindo e novos projetos virão. Traga a sua ideia que vamos transformar em um projeto”, destaca Roberto Musser.

 

Para Paulo Reis, presidente da ACEP, a presença da entidade em um evento dessa magnitude é motivo de orgulho e demonstra o avanço da instituição no campo da inovação e das novas tecnologias.

 

 “A ACEP tem atuado de forma estratégica para conectar Petrópolis às discussões mais avançadas sobre cidades inteligentes, sustentabilidade e tecnologia. Participar do Rio Innovation Week é uma oportunidade de mostrar o que estamos construindo em Petrópolis e ao mesmo tempo aprender com as experiências de grandes líderes nacionais e internacionais”, destaca o presidente.

 

Com uma programação que envolve também rodadas de negócios, feiras de exposição, mentorias e experiências imersivas, o Rio Innovation Week 2025 espera atrair mais de 100 mil visitantes nos quatro dias de evento, consolidando-se como o principal ponto de encontro de quem quer transformar o presente e construir o futuro por meio da inovação.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE