Com a proposta de salientar que a formação em Psicologia vai além dos muros acadêmicos, constituindo-se como um compromisso social fundamental em tempos, onde o cuidado com a saúde mental se tornou uma questão de saúde pública, o campus da UNIFASE foi palco da IX Semana de Psicologia, realizada neste mês de agosto.

Reforçando a centralidade da saúde mental como questão de saúde pública, especialmente após os desafios impostos pela pandemia e pelos frequentes eventos climáticos extremos, a programação do evento refletiu essas urgências contemporâneas. O destaque foi a Mesa Redonda sobre "Psicologia nas Emergências e Desastres: fatores humanos e gerenciamento de riscos", tema particularmente relevante para Petrópolis e cidades vizinhas, que enfrentam desafios recorrentes com eventos climáticos.


Coordenadora do Curso de Psicologia da UNIFASE, professora Rovena Paranhos destacou a essência do encontro. "A semana de Psicologia é um evento tradicional, com o objetivo de aproximar o que se produz na academia daquilo que a sociedade necessita. Essa parceria e intercâmbio de conhecimentos científicos com a vida cotidiana é a razão de uma instituição universitária".


Carlos Augusto Bandeira Moraes, participante da mesa sobre emergências e desastres, trouxe sua experiência da aviação civil para o debate, frisando que "esse tema é extremamente relevante para Petrópolis, pois há esse desafio que é a segurança da cidade na questão dos desabamentos. A aviação tem amplo conhecimento na área da prevenção de acidentes, que pode trazer muitos elementos importantes para reflexão conjunta."


A programação diversificada incluiu a palestra "Psicanálise e Psicose: Encontro Possível em um CAPS", ministrada pela professora doutora Lusanir de Sousa Carvalho, abordando a interface entre teoria psicanalítica e prática clínica em serviços de saúde mental. A mesa redonda "Trajetórias em Psicologia: Percursos de Egressos do Curso de Psicologia da UNIFASE", mediada pela egressa Yasmim Ferreira Pinheiro de Souza, proporcionou um olhar sobre as diferentes possibilidades de atuação profissional nesse cenário contemporâneo, bem como discutiu o ingresso de novos psicólogos(as) no mercado de trabalho. Além disso, outro momento significativo foi a palestra sobre "Psicologia do Esporte: Mens sana in corpore sano, corpore sano in mens sana", conduzida pelas professoras doutoras Daniele Mariano Seda e Clévia Sies, evidenciando a expansão do campo psicológico para áreas antes consideradas periféricas.


O Diretório Acadêmico teve participação ativa na organização do evento, como observou Roni de Souza Britto, estudante do Diretório Acadêmico, essa "É muito gratificante representar os alunos do curso de Psicologia da UNIFASE. Tivemos voz ativa na preparação, onde foi possível colocarmos as nossas ideias em ação e darmos a nossa identidade também ao evento, trazendo aulas diferenciadas, fora da sala, abordando temas relevantes e atuais, como a questão dos desastres, que infelizmente vivenciamos em Petrópolis”, salientou.


Em uma sociedade que cada vez mais reconhece a importância dos cuidados psicossociais, seja no enfrentamento de traumas coletivos, na promoção de saúde mental comunitária ou na prevenção de agravos psicossociais, eventos como a Semana de Psicologia da UNIFASE assumem papel estratégico na formação de profissionais preparados para essas demandas.

“Nosso dever como educadores é aproximar os alunos das demandas sociais, construindo com a comunidade um conhecimento capaz de promover qualidade de vida a todos”, finaliza Rovena Paranhos.


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE