Iara Roccha


“Ninguém nasce mulher: torna-se mulher”, escreveu Simone de Beauvoir, e a frase ressoa como inspiração no mais novo projeto cultural de Petrópolis. Batizado de “Batuque na Cozinha – Bloco das Mina!”, a iniciativa abre espaço para que mulheres da cidade encontrem na música, no teatro e na coletividade um território de expressão, aprendizado e afirmação.


A proposta é ousada e necessária: durante três meses serão oferecidas, gratuitamente, oficinas de percussão, ritmos e teatro, conduzindo as participantes a um mergulho criativo que ultrapassa o campo artístico e alcança também o da cidadania. Ao final do processo, o grupo fará três apresentações públicas, marcando a conclusão da primeira etapa do projeto e lançando oficialmente o primeiro bloco formado exclusivamente por mulheres em Petrópolis.


Com 30 vagas disponíveis para mulheres a partir dos 14 anos – menores de idade mediante autorização dos responsáveis –, a iniciativa busca mais do que formar artistas: pretende consolidar um movimento de mulheres na cultura petropolitana, incentivando redes de apoio, protagonismo e a valorização da produção feita por mulheres.


Idealizado e dirigido artisticamente por Iara Roccha, o projeto tem produção da Cia Teatral Língua de Trapo e conta com a parceria cultural da Casa da Cidadania – Ponto de Cultura. É realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, dentro do Edital Território em Foco, com apoio do Governo Federal e do Ministério da Cultura, através do PNAB.


As inscrições já estão abertas, e as interessadas podem obter mais informações pelo WhatsApp (61) 99631-2787. O convite é claro: mais do que aprender um instrumento ou subir ao palco, trata-se de ocupar espaços, construir identidade e fazer ecoar, em batuques e vozes, a força das mulheres na história cultural da cidade.

 

Serviço

Projeto Batuque na Cozinha – Bloco das Mina!

Atividades: Oficinas gratuitas de percussão, ritmos e teatro

Público-alvo: Mulheres a partir de 14 anos (menores com autorização)

Duração: 3 meses de atividades

Apresentações públicas: 3 ao final da 1ª fase

Vagas: 30

Inscrições e informações: WhatsApp (61) 99631-2787

Realização: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do RJ | Governo Federal | Ministério da Cultura – PNAB

Idealização e Direção Artística: Iara Roccha

Produção: Cia Teatral Língua de Trapo

Parceria cultural: Casa da Cidadania – Ponto de Cultura

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE