No próximo sábado, 6 de setembro, às 11h, a Casa Stefan Zweig, em Petrópolis, receberá a pianista norte-americana Catherine Kautsky em um programa musical carregado de memória e emoção. Descendente de intelectuais judeus austríacos que viveram em Viena na virada para o século XX, a artista se identificou profundamente com o espaço, não apenas por sua ligação com a figura de Stefan Zweig, mas também por ele abrigar o Memorial do Exílio.


O recital traz um repertório cuidadosamente escolhido, que reúne Beethoven, Schubert e compositores contemporâneos como Zemlinsky, Schulhoff, Korngold e Eisler. O ponto mais marcante será o improviso sobre “Die Moorsoldaten” (Os soldados da charneca), canção escrita em 1933 por prisioneiros de um campo de concentração na Alemanha, símbolo da resistência frente à barbárie. Para Kautsky, a peça tem um significado pessoal, já que, assim como Zweig, sua família precisou fugir do nazismo e encontrou refúgio nos Estados Unidos.


Bisneta do filósofo Karl Johann Kautsky (1854–1938), teórico marxista e coautor do programa do Partido Social Democrata da Alemanha, Catherine herdou uma tradição intelectual que se soma à sua intensa carreira artística. Reconhecida pelo The New York Times como “uma pianista cuja música fala diretamente ao ouvinte”, ela coleciona elogios da crítica especializada por suas gravações de Debussy, Brahms e outros compositores, destacando-se pela expressividade e profundidade de interpretação.


Com turnês realizadas em diversos países, Catherine é docente de piano, música de câmara e repertório pianístico na Lawrence University de Wisconsin desde 1987. Também é autora dos livros “Debussy’s Paris: Piano Portraits of the Belle Époque” (2017) e “Great Works Piano Works Explained” (2022), ambos aclamados pela forma acessível como aproximam o público da música erudita.


O recital na Casa Stefan Zweig integra a programação cultural apoiada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), através do Programa Nacional de Apoio à Cultura, e conta ainda com doadores individuais. A entrada é franca, reforçando o caráter democrático do evento e a vocação da Casa em preservar a memória e fomentar a cultura em Petrópolis.

  

Serviço

Recital de piano com Catherine Kautsky
Data: sábado, 6 de setembro de 2025
Horário: 11h
Local: Casa Stefan Zweig – Rua Gonçalves Dias, 34, Valparaíso, Petrópolis
Entrada franca

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE