O processo seletivo para o ingresso no ensino médio do Cefet/RJ Petrópolis está com inscrições abertas até o dia 10 de setembro. E a instituição apresenta vários motivos para os estudantes buscarem uma vaga no curso técnico em Telecomunicações integrado ao ensino médio.
Os dados do último Enem (2024), por exemplo, mostram bons resultados: o Cefet/RJ Petrópolis se manteve em 1º lugar entre as escolas públicas da cidade e está entre as vinte melhores instituições públicas do estado do Rio de Janeiro. No município, ficou em 12º lugar, entre escolas públicas e privadas. Um desempenho que ressalta o trabalho dedicado de professores e alunos e reforça a importância da unidade na oferta de um ensino federal, gratuito e de excelência.
Mais de 70% dos alunos formados pela instituição em 2024 no ensino médio tiveram aprovação em instituições públicas de ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). É o caso de Hannah Costa, que hoje estuda Ciências Exatas na UFJF.
“Tudo que vivi no Cefet/RJ Petrópolis me marcou muito e fez diferença na hora do Enem, porque me deu a base e a confiança que eu precisava. Sem dúvida, foi uma parte essencial dessa conquista”, enfatizou Hannah. A estudante contou que o estilo de ensino do Cefet/RJ Petrópolis a fez pensar por si mesma e a estudar com disciplina e autonomia. “A escola me deu uma base super boa e tive oportunidades incríveis, como bolsas e projetos, que me fizeram aprender na prática e ganhar mais confiança”, destacou.
O aluno egresso Marcos Paulo Oliveira frisou como o Cefet/RJ Petrópolis incentivou sua carreira acadêmica. Depois de se formar no ensino médio, ele optou por seguir na instituição usando sua nota do Enem e hoje é discente do Bacharelado em Engenharia de Computação. “Acredito que se não fosse o Cefet/RJ Petrópolis, não teria seguido os passos que tenho seguido. O Cefet/RJ mostra ao aluno valores e ideias que o ajudam a despertar um raciocínio próprio e o ajuda a descobrir possibilidades acadêmicas e profissionais de acordo com seu perfil, ajudando-o a ter uma expectativa e vislumbrar o futuro”, concluiu.
O curso técnico em Telecomunicações integrado ao ensino médio combina disciplinas da base nacional comum curricular, como linguagens, ciências da natureza, ciências humanas e matemática, e disciplinas técnicas alinhadas com a área de telecomunicações, como programação, redes de computadores e eletrônica. Ao término do curso, o aluno terá o diploma do ensino médio para avançar nos estudos e fazer uma graduação e também terá diploma de técnico em Telecomunicações.
*Sobre o processo seletivo do ensino médio 2026*
As inscrições para o processo seletivo dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Cefet/RJ para o ano letivo de 2026 estão abertas até o dia 10 de setembro. Os interessados devem se inscrever, exclusivamente pelo site www.selecon.org.br.
A unidade Petrópolis oferta 36 vagas para o ensino médio integrado ao curso técnico em Telecomunicações, divididas em 18 para ampla concorrência (AC) e 18 para atender a Lei nº 12.711/12.
O processo seletivo será realizado em fase única – no dia 28 de setembro, das 9h às 13h – e consistirá em uma prova objetiva e uma redação. O resultado final será divulgado em 15 de dezembro de 2025, a partir das 19h.
Maiores informações e acesso ao edital na página do processo seletivo em https://www.cefet-rj.br/index.php/alunos-tecnico/9682-processo-seletivo-para-ingresso-nos-cursos-tecnicos-integrados-ao-ensino-medio-ano-letivo-de-2026
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.