O Hortomercado Municipal de Petrópolis José Carneiro Dias, em Itaipava, foi oficialmente declarado Patrimônio Cultural e Imaterial do Povo Petropolitano. A medida foi sancionada por meio da Lei Municipal nº 9.090/2025, de autoria do vereador Marquinhos Almeida e coautoria do vereador Gil Magno.
Inaugurado em 1989, o espaço completa 36 anos em agosto de 2025 e se consolidou como um dos principais polos de turismo rural e gastronômico do município. Hoje, reúne 36 boxes de hortifrutis, laticínios, flores e artesanato, grande parte oriundos da agricultura familiar, que se mantém de geração em geração.
O Hortomercado também é reconhecido por suas práticas de sustentabilidade, como uso de energia solar, economia de água e reciclagem, reforçando seu papel na promoção da segurança alimentar e no reaproveitamento de produtos.
O saudoso José Carneiro Dias, empresário e jornalista, é pai do diretor-presidente do Diário de Petrópolis, o também jornalista Paulo Antônio Carneiro Dias. Carneirão, apelidado carinhosamente, era frequentador assíduo do Horto, reunindo-se todos os fins de semana no local onde se reunia com os muitos amigos.
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.