A Prefeitura de Petrópolis começou a adotar o Compras.gov.br, sistema oficial do Governo Federal para realização de licitações públicas. A medida busca adequar os processos municipais à nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021), que determina mais transparência, competitividade e segurança jurídica nas contratações.


Como parte da implantação, cerca de 40 servidores de diferentes secretarias — entre elas Administração e Recursos Humanos, Obras, Saúde, Educação, Defesa Civil, Cultura, Planejamento e Fazenda — participaram de uma capacitação no Centro Administrativo, no Alto da Serra, na quarta-feira (24). A formação foi conduzida pelo Sebrae, responsável pela consultoria técnica do processo.


A plataforma substitui o sistema atualmente utilizado pelo município, que não é público. O Compras.gov.br concentra em um só ambiente os procedimentos de licitação, permitindo acesso pela internet e também por dispositivos móveis, em versões para Android e iOS.


Atualmente, mais de 700 mil fornecedores estão cadastrados no Sistema Unificado de Cadastramento de Fornecedores (Sicaf) e podem disputar licitações por meio da ferramenta. O sistema também prevê critérios que podem estimular a participação de empresas locais, sem excluir concorrentes de outras regiões.


Entre as vantagens destacadas estão a redução de custos, a desburocratização dos processos e a ampliação das oportunidades para micro e pequenas empresas.


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE