A Turp Transporte avaliou, de
forma positiva, a operação do ônibus elétrico na linha 700 – Terminal Itaipava,
em Petrópolis. Testado por 16 dias, entre os meses de julho e agosto, o veículo
registrou uma série de benefícios, com destaque para a economia, se comparado
ao uso do diesel, e a sustentabilidade, sendo capaz de reduzir, em média, 107
toneladas de CO² por ano.
Entre os dias 25 de julho e 9
de agosto, foram realizadas 68 viagens completas, equivalente a três mil
quilômetros. Segundo levantamento, o consumo médio diário foi de 249,48kW/h,
restando ainda 35,2% de bateria disponível para utilização. Para Jean Moraes,
diretor da Turp Transporte, a performance do veículo surpreendeu.
“A média de 1,08kW/h por quilômetro
rodado foi considerada muito acima das nossas expectativas, no trajeto
realizado pela linha 700. Considerando que a autonomia total do veículo aponta
20% de reserva, durante todo o dia, poderíamos utilizar até 285km”, destacou o
diretor.
Durante a operação do ônibus
elétrico, não foi identificada qualquer tipo de falha. O veículo, quando
comparado à utilização do óleo diesel, pode gerar uma economia de até 79% nos
custos. Movido por energia limpa, além de reduzir a poluição sonora, também
contribui na diminuição da emissão de CO², equivalente ao plantio de 767
árvores por ano.
Com uma série de ações
sustentáveis na garagem, a Turp Transporte entende que os testes servirão como
base para futuras discussões sobre mobilidade. “Conhecer a ferramenta e
verificar sua viabilidade em nossa área de atuação, pode ser considerado um
passo importante, para melhorar a eficiência do serviço e ampliar as práticas
sustentáveis”, concluiu Jean Moraes.
Sobre o ônibus elétrico
O modelo Azure A12BR tem
capacidade máxima para transportar até 80 passageiros. Equipado com sistema de
ar-condicionado ecológico com dutos individuais, possui as mais recentes
tecnologias embarcadas do mercado, como carregadores USB, Wi-Fi e painéis
informativos. O veículo também conta com acessibilidade universal, através do
piso baixo, sistema de “ajoelhamento” da suspensão, corredores amplos e rampa
de acesso na porta.
O ônibus elétrico, da empresa
TEVX Higer, registra uma autonomia média de 270 quilômetros, número que pode
ser ampliado de acordo com a utilização adequada. O novo modelo possui maior
segurança, redução de peso, maior durabilidade dos componentes e menor desgaste
do pavimento, se comparado ao veículo tradicional.
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