O programa Criança Feliz, desenvolvido pela Prefeitura, recebeu uma homenagem da Câmara Municipal nessa terça-feira (14/10). Toda equipe, incluindo as 22 orientadoras sociais e as duas coordenadoras, além da secretária de Assistência Social, Adriana Kreischer, e o diretor Proteção Social Básica, Antônio Cesar Santiago, ganharam moções congratulatórias pelo trabalho desenvolvido na cidade. A iniciativa da homenagem foi do vereador Wesley Barreto (PRD), em alusão ao Dia das Crianças, comemorado no último domingo (12/10).
Em todo município, mais de 650 crianças até seis anos de idade são atendidas em casa pelas orientadoras, que promovem atividades de estimulação de coordenação motora, cognição, linguagem e vínculo familiar. Na maior parte das vezes, são atividades simples, realizadas com objetos que a própria família tem em casa. As orientadoras são divididas em 46 territórios em todo município, desde o Meio da Serra até o distrito da Posse, e fazem visitas semanais (no caso de crianças menores, até três anos) ou a cada 15 dias (nos demais casos).
"Cada visitante do programa é uma pessoa que busca fazer do dia das famílias atendidas um dia melhor, mostrando o que elas tem de direito. Quero muito agradecer a toda equipe, porque vocês levam alegria e também levam benefícios para a vida das crianças. Vocês são especiais", disse a secretária Adriana Kreischer.
O vereador Wesley Barreto ressaltou que tem buscado construir políticas voltadas para a defesa dos direitos das crianças e elogiou o trabalho realizado pelo município. "O programa Criança Feliz é referência. Nós sabemos o trabalho que vocês realizam e eu queria parabenizar pela missão tão nobre que Deus deu a vocês, de estar servindo às nossas crianças, estar cuidando, acolhendo e garantindo o direito da nossa criançada, dando apoio às gestantes e às famílias petropolitanas. É um trabalho feito de casa em casa, e vemos a diferença que faz esse programa tão importante para o nosso município", afirmou.
Ainda neste mês, a equipe do programa vai promover algumas celebrações para as crianças atendidas. Elas vão acontecer no Parque Cremerie, no Quitandinha, em Corrêas, na Posse, em Itaipava e no Centro.
"As nossas orientadoras fazem um trabalho de excelência, elas têm se dedicado bastante, elas conhecem a realidade de cada família, e nós esperamos que elas continuem fazendo esse serviço. Nós trabalhamos com famílias que são vulneráveis e vemos muitos casos onde precisamos entrar para fazer muita diferença", contou Thaís Ramos, uma das coordenadoras do Criança Feliz.
"Nós sabemos a importância que tem a primeira infância, porque é nela que começa todo desenvolvimento daquela pessoa. Nossas orientadoras estão lá na ponta, vão em cada casa toda semana e dão apoio às mães e fazem muita diferença na vida delas", explicou Flávia Araújo, que também coordena o programa em Petrópolis.
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.