O gasto médio do brasileiro
com o Dia das Crianças será de R$ 297, de acordo com Pesquisa de Intenção de
Compras 2025, da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e SPC
Brasil em parceria com a Offerwise. O valor representa uma queda de R$ 46 em
relação ao ano passado. Os itens mais procurados continuam entre roupas e
calçados (43%), bonecas e bonecos (36%) e jogos educativos/tabuleiro (26%).
Além dos filhos, que concentram 50% das intenções, sobrinhos (34%) e netos
(16%) também serão lembrados.
A pesquisa mostra que
70% dos consumidores estão planejando presentear. Entre os que vão gastar
mais (37%), os principais motivos são a intenção de comprar um presente melhor
(43%), a alta dos preços (37%) e o aumento da quantidade de presentes (33%). Já
entre os que gastarão menos (12%), as razões estão ligadas à necessidade de
economizar (27%), orçamento apertado (26%) e dívidas em atraso (21%).
O processo de decisão de
compra revela maior seletividade: qualidade (30%) é o fator mais determinante
na escolha do presente, à frente do desejo da criança (20%) e do preço (14%).
Além disso, 70% destacam o risco de acidentes como principal preocupação ao
adquirir itens sem certificação ou procedência clara.
Na forma de pagamento, 85%
devem pagar à vista, com PIX sendo o principal meio (50%). Já 40% pretendem
parcelar, sobretudo no cartão de crédito, em média em cinco vezes.
Apesar do orçamento apertado,
91% pretendem comemorar a data. A casa própria será o local mais comum (37%),
mas também aparecem opções como shopping (13%) e parques de diversão (8%). A
pesquisa mostra ainda que 37% dos consumidores que vão às compras estão com
contas em atraso, e, desse grupo, 73% encontram-se negativados. Apesar disso,
27% reconhecem gastar além do que podem e 12% admitem deixar de pagar alguma
conta para garantir o presente das crianças.
Para Cláudio Mohammad,
presidente da CDL Petrópolis, o dado do gasto médio merece atenção redobrada:
“O consumidor demonstra disposição em celebrar, mas o valor mais baixo revela
que as famílias estão fazendo escolhas cuidadosas. Isso significa que o
comércio precisa investir em criatividade, promoções e experiências que
agreguem valor. Mais do que vender, é hora de fortalecer o relacionamento com o
cliente, oferecendo opções que caibam no bolso sem perder a qualidade”,
destaca.
Mesmo com a redução no ticket
médio, a pesquisa indica que o Dia das Crianças seguirá como uma das datas mais
relevantes do calendário varejista, com impacto tanto nas vendas quanto na
movimentação de consumidores nas lojas e shoppings. "O Dia das Crianças
continua sendo uma das datas mais importantes para o varejo, movimentando lojas
e shoppings e oferecendo oportunidades de estreitar o relacionamento com os
consumidores", afirma Cláudio Mohammad, presidente da CDL Petrópolis.
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