O gasto médio do brasileiro com o Dia das Crianças será de R$ 297, de acordo com Pesquisa de Intenção de Compras 2025, da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e SPC Brasil em parceria com a Offerwise. O valor representa uma queda de R$ 46 em relação ao ano passado. Os itens mais procurados continuam entre roupas e calçados (43%), bonecas e bonecos (36%) e jogos educativos/tabuleiro (26%). Além dos filhos, que concentram 50% das intenções, sobrinhos (34%) e netos (16%) também serão lembrados.


A pesquisa mostra que  70% dos consumidores estão planejando presentear. Entre os que vão gastar mais (37%), os principais motivos são a intenção de comprar um presente melhor (43%), a alta dos preços (37%) e o aumento da quantidade de presentes (33%). Já entre os que gastarão menos (12%), as razões estão ligadas à necessidade de economizar (27%), orçamento apertado (26%) e dívidas em atraso (21%).


O processo de decisão de compra revela maior seletividade: qualidade (30%) é o fator mais determinante na escolha do presente, à frente do desejo da criança (20%) e do preço (14%). Além disso, 70% destacam o risco de acidentes como principal preocupação ao adquirir itens sem certificação ou procedência clara.


Na forma de pagamento, 85% devem pagar à vista, com PIX sendo o principal meio (50%). Já 40% pretendem parcelar, sobretudo no cartão de crédito, em média em cinco vezes.


Apesar do orçamento apertado, 91% pretendem comemorar a data. A casa própria será o local mais comum (37%), mas também aparecem opções como shopping (13%) e parques de diversão (8%). A pesquisa mostra ainda que 37% dos consumidores que vão às compras estão com contas em atraso, e, desse grupo, 73% encontram-se negativados. Apesar disso, 27% reconhecem gastar além do que podem e 12% admitem deixar de pagar alguma conta para garantir o presente das crianças.


Para Cláudio Mohammad, presidente da CDL Petrópolis, o dado do gasto médio merece atenção redobrada: “O consumidor demonstra disposição em celebrar, mas o valor mais baixo revela que as famílias estão fazendo escolhas cuidadosas. Isso significa que o comércio precisa investir em criatividade, promoções e experiências que agreguem valor. Mais do que vender, é hora de fortalecer o relacionamento com o cliente, oferecendo opções que caibam no bolso sem perder a qualidade”, destaca.


Mesmo com a redução no ticket médio, a pesquisa indica que o Dia das Crianças seguirá como uma das datas mais relevantes do calendário varejista, com impacto tanto nas vendas quanto na movimentação de consumidores nas lojas e shoppings. "O Dia das Crianças continua sendo uma das datas mais importantes para o varejo, movimentando lojas e shoppings e oferecendo oportunidades de estreitar o relacionamento com os consumidores", afirma Cláudio Mohammad, presidente da CDL Petrópolis.

 

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