Representantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Petrópolis participaram do 2º Fórum de Partilha Serrana I, que aconteceu nesta terça-feira (21/10), em Magé. O encontro também reuniu profissionais de educação dos municípios de Sapucaia, Areal, Levy Gasparian, Guapimirim, Teresópolis, Três Rios e São José do Vale do Rio Preto, promovendo a troca de práticas entre as redes da região.
O fórum teve como foco a apresentação de relatos de experiências desenvolvidas por professores da EJA na Região Serrana I. A programação contou com palestras da professora Jaqueline Luzia da Silva (UERJ) e do professor Ênio Serra (UFRJ), além de debate entre os representantes municipais.
Petrópolis foi representada pela subsecretária de Educação, Ana Carolina Kapler, que acompanhou as discussões e apresentou ações da rede municipal voltadas para o fortalecimento da modalidade. A participação integrou a agenda colaborativa do Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) com apoio da Undime.
_“A Educação de Jovens e Adultos segue como prioridade na política educacional de Petrópolis pelo seu papel na garantia do direito à aprendizagem. A atuação conjunta com outros municípios fortalece esse compromisso e amplia a construção de soluções coletivas”_, apontou a secretária de Educação, Poliana Ferrarez.
O encontro registrou a troca de estratégias adotadas pelas redes participantes, com foco em busca ativa, permanência de estudantes e expansão da oferta da EJA. As palestras promoveram reflexão sobre o papel social da modalidade e sua integração com políticas públicas para o território.
_“A partilha entre as cidades permite compreender desafios em comum e identificar caminhos possíveis a partir de experiências aplicadas em outras redes. Essa construção colaborativa fortalece a modalidade e impacta diretamente os estudantes”_, destacou a subsecretária de Educação, Ana Carolina Kapler.
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.