PUBLICIDADE


 

 


 

A Casa da Princesa Isabel e a Di Paola Criações Artísticas promovem, neste domingo (30), às 9h, em Petrópolis, uma manhã de autógrafos do novo volume da série “Famílias Brasileiras de Origem Germânica”, publicação do Instituto Martius-Staden que reúne a genealogia de mais de 100 famílias alemãs estabelecidas no estado do Rio de Janeiro.

 

A obra apresenta mais de 550 nomes de imigrantes e descendentes, organizados por cidades como Petrópolis, Nova Friburgo, Rio de Janeiro, Niterói e Visconde de Mauá. Além das árvores genealógicas, o volume inclui textos que aprofundam a compreensão histórica e cultural da imigração de língua alemã no estado, com um formato renovado que facilita a consulta e evidencia a distribuição desses núcleos pelo território fluminense.

 

O livro conta com prefácio do Cônsul-Geral da Alemanha no Rio de Janeiro, Jan Freigang, e introdução do Prof. Dr. Luís Reznik (UERJ), além de contribuições acadêmicas dedicadas a temas como os descendentes de Leopoldine von Habsburg-Lothringen e a presença alemã em Petrópolis. O projeto é apoiado por instituições como Sociedade de Beneficência Humboldt, Colégio Cruzeiro, Hannover Cidadania, Fundação Visconde de Porto Seguro e pelo próprio Instituto Martius-Staden, além de contribuições de diversas famílias.

 

“É uma grande alegria apresentar este livro na varanda da Casa da Princesa Isabel. A obra inicia com a história de Maria Leopoldina da Áustria, que chegou ao Brasil em 1817, casou-se com D. Pedro I e tornou-se a primeira imperatriz do país. Realizar esse lançamento em Petrópolis tem um significado muito especial, pois a cidade imperial foi a primeira cidade planejada do Brasil e contou com papel importante do engenheiro de origem alemã Júlio Frederico Koeller, que atraiu várias famílias germânicas para seu desenvolvimento. Além disso, fico muito feliz em poder regressar ao lugar onde vivi os primeiros 18 anos da minha vida, também como descendente de uma tradicional família de origem alemã, os Werner, da conhecida fábrica Werner no Bingen”, afirma Mauritius Reisky von Dubnitz, diretor do Instituto Martius-Staden.

 

A publicação também destaca o papel dos imigrantes de língua alemã na formação cultural do estado entre os séculos 19 e 20. Em Petrópolis, eles consolidaram um dos principais polos da presença alemã no Brasil, contribuindo para o desenvolvimento da primeira cidade planejada do país. Em Nova Friburgo, integraram a primeira colônia suíça fundada no território brasileiro. Já no Rio de Janeiro e em Niterói, criaram clubes, escolas, igrejas, comércios e jornais que marcaram a vida urbana. O volume reúne dados inéditos e documentos que contribuem para o estudo dessa rede de influências, sendo uma referência para pesquisadores, descendentes e interessados na história da imigração.

 

A manhã de autógrafos ocorre paralelamente à visitação da Casa da Princesa Isabel, que permanece aberta ao público exclusivamente durante o período da exposição “Coragem e Fé: A Colonização Germânica de Petrópolis”. Assim, quem comparecer ao evento poderá conhecer um dos mais importantes espaços históricos de Petrópolis e a mostra que apresenta, por meio de esculturas em papel machê, cenas emblemáticas ligadas à formação da comunidade germânica no município.

 

Desde sua inauguração, a mostra já recebeu mais de 100 mil visitantes. Com pesquisa, curadoria e execução dos artistas Lorena, Valéria, Sérgio e Henriqueta Bortolotti, a exposição foi laureada em 2022 com o Prêmio Nair de Tefé, da Academia Petropolitana de Letras. O acervo reúne mais de 40 peças, entre miniaturas e figuras em tamanho real, confeccionadas ao longo de uma década de trabalho.

 

Mais sobre a Casa da Princesa Isabel

 

Construída por volta de 1853, a casa teve como primeiro proprietário o Barão de Pilar. Em 1874, foi alugada pelo Conde d’Eu, então genro do imperador Dom Pedro II, e dois anos depois, em 1876, foi adquirida definitivamente por ele e pela Princesa Isabel. No imóvel, nasceram os dois primeiros filhos do casal. Após a Proclamação da República, a residência passou a abrigar diferentes instituições, entre elas missões diplomáticas e estabelecimentos de ensino, e hoje é sede da Cia Imobiliária de Petrópolis, pertencente aos descendentes da família.

 

Serviço – Manhã de autógrafos: Livro “Famílias Brasileiras de Origem Germânica”

Data: Domingo, 30 de novembro

Horário: 9h

Local: Casa da Princesa Isabel (Av. Koeler, 24, Centro, Petrópolis/RJ), em frente à Catedral

Entrada gratuita

 

Visita à Casa da Princesa Isabel – “Exposição Coragem e Fé:  A Colonização Germânica de Petrópolis”

Ingressos: R$ 30 (inteira) | R$ 15 (meia)

Mais informações: WhatsApp (24) 98807-6057 | Instagram: @coragem.e.fe

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE